22 março 2023 em Meio Ambiente
Nove deles já estão em construção e devem ser entregues entre abril e agosto
A Prefeitura de São Paulo pretende instalar mais 40 Ecopontos pela Capital até 2024. Com um investimento total em torno de R$ 7,5 milhões, nove deles já estão em construção nas regiões leste, norte e sul e devem ser entregues entre o fim de abril e agosto deste ano. A cidade já conta hoje com 122 Ecopontos.
Nos Ecopontos, a população pode descartar até 1 m³ de resíduo por dia, o equivalente a uma caixa d’água de mil litros. Os espaços são destinados a restos de construções e reformas, móveis velhos, como sofá, restos de poda de árvore, pedaços de madeira e materiais recicláveis.
Em 2022, foram recolhidas cerca de 450 mil toneladas de rejeitos nos Ecopontos, o que contribuiu para reduzir em 70% os pontos viciados de descarte irregular de resíduos na Capital nos últimos cinco anos. “A diminuição desses pontos viciados ajudou a evitar enchentes e a diminuir gastos da cidade com a limpeza pública”, ressaltou a prefeitura em nota.
Não podem ser deixados nos Ecopontos: lixo orgânico, óleo de cozinha, pilhas, raio-X, remédios, eletrônicos, entre outros materiais. A cidade dispõe de pontos de coletas específicos para esses materiais. Para consultar, basta acessar o site Recicla Sampa.
Existem Ecopontos em todas as regiões da cidade. A zona leste concentra o maior número, com 64 unidades. A zona sul tem 22; a zona norte, 20; a zona oeste, 9; e o centro, 7.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Não é preciso realizar cadastro ou agendar o descarte, basta ir direito ao Ecoponto mais próximo. A lista com os endereços completos está disponível no site da Prefeitura. Todos os espaços funcionam de segunda a sábado, das 6h às 22h, e aos domingos e feriados, das 6h às 18h.
Além de ser crime ambiental e agravar os alagamentos na cidade, jogar lixo em calçadas ou vias públicas acarreta multa ao cidadão. A penalidade, inclusive, deve ficar mais rigorosa. Um projeto de lei enviado à Câmara Municipal no início de março prevê ampliar o valor da multa para até R$ 30 mil.
Ecopontos em construção
Jaçanã-Tremembé (norte) – Ecoponto Sylvio Bittencourt
Rua Maria Amália Azevedo.
Previsão de término em abr/23
Mooca (leste) – Ecoponto Condessa
Av. Condessa Elizabeth de Robiano.
Previsão de término em abr/23;
Cidade Tiradentes (leste) – Ecoponto 24 de Agosto
Av. 24 de Agosto.
Previsão de término em ago/23
Cidade Tiradentes (leste)
Ecoponto Paulistinha
Rua Moacir Gomes de Almeida.
Previsão de término em ago/23
Itaquera (leste) – Ecoponto Vila Carmosina
Av. Francisco Tranchesi.
Previsão de término em ago/23
Cidade Ademar (sul) – Ecoponto Vila Castelo
Rua Alessio Paolis.
Previsão de término em ago/23
Vila Mariana (sul) – Ecoponto Rubem Berta
Av. Rubem Berta.
Previsão de término em ago/23;
M’Boi Mirim (sul) – Ecoponto São Luis
Rua Pedro Armani.
Previsão de término em ago/23
Capela do Socorro (sul) – Ecoponto Geraldo Honório
Rua Geraldo da Silva.
Previsão de término em ago/23
Mylena Lira