23 março 2023 em Cultura
Com a proximidade da SP-Arte, montamos roteiros gratuitos por exposições na zona oeste
De 29 de março a 2 de abril, acontece a SP-Arte, a mais importante feira de arte e design da América Latina. Com o evento, as galerias se esmeram na produção de suas exposições que se prolongam pelo mês de abril. Sorte dos moradores e dos turistas da cidade que podem aproveitar a programação gratuita e caprichada.
O Expresso Bairros montou dois roteiros para você conhecer tradicionais e novas casas do ramo. Pinheiros preserva ainda nomes conhecidos do circuito de arte paulistano; enquanto a Barra Funda e seus galpões de antigas fábricas vêm atraindo galeristas e criando um novo perímetro artístico. Confira:
PINHEIROS
Estação
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Inaugurada no final de 2004, consagrou-se por revelar e promover a produção de arte brasileira não erudita. A galeria trabalha com obras de artistas autodidatas de destaque na cena nacional, entre eles estão Gilvan Samico, José Bezerra, Manuel Graciano e Maria Auxiliadora. Atualmente apresenta a individual do xilogravurista Eduardo Ver, que fica em cartaz até 13 de maio.
Rua Ferreira de Araújo, 625 — Pinheiros. Seg./sex.: 11h/19h; sáb.: 11h/15h. Site
Millan
Fundada em 1986, a Millan trabalha com grandes nomes da arte brasileira como Henrique Oliveira, Tunga e Nelson Félix. Na rua Fradique Coutinho, a galeria contava com dois espaços, a sede e o Anexo. Em março, inaugurou mais uma área expositiva. A terceira casa viabilizou uma ampliação das áreas de trabalho e a expansão da praça que conecta o espaço da rua à área interna da galeria. Em cartaz até 29 de abril, está a exposição “Pintura de Bolso”, que exibe uma série de 90 telas abstratas, no formato de 10×15 centímetros, criadas pelo pintor Paulo Pasta nos últimos dois anos.
Rua Fradique Coutinho 1360/1430 — Pinheiros. Seg./sex.: 10h/19h; sáb. 11h/15h. Site
Raquel Arnaud
A galeria, que leva o nome de sua fundadora, está comemorando 50 anos em 2023. Entre os artistas representados estão Iole de Freitas, Carlos Cruz-Diez e Antonio Manuel. A individual do poeta concreto Almandrade, “almandrade hoje: o enigma do traço e da forma, da letra e da palavra”; e a coletiva de artistas cinéticos “Arte cinética: passado e presente” ficam em cartaz até 6 de maio.
Rua Fidalga, 125 — Pinheiros. Seg./sex.: 11h/19h; sáb.: 11h/15h. Site
BARRA FUNDA
Fortes D’Aloia & Gabriel
A galeria está aberta há mais de duas décadas e tem uma programação de exposições intensa — são cerca de 15 por ano. O volume da agenda anual é uma tentativa de dar visibilidade aos 40 artistas que fazem parte do time da galeria. Entre eles estão Adriana Varejão, Leda Catunda e Nuno Ramos. Atualmente duas individuais estão em cartaz: “Recipes for desater”, do jovem artista Antonio Tarsis (Salvador, 1995), e “Frank Walter”, do pintor caribenho Frank Walter (1926–2009). Até 15 de abril.
Rua James Holland, 71. Ter./sex.: 10h/19h; sáb.: 10h/18h. Site
HOA
Fundada em 2020 pela artista Igi Lola Ayedun, a galeria foca na produção de artistas racializados e/ou parte das comunidades LGBTQIA+. Dia 30 de março, inaugura a individual do artista Bertô. A mostra apresenta onze trabalhos que tensionam um imaginário coletivo bíblico a partir de uma nova narrativa do livro do Êxodo.
Rua Brigadeiro Galvão, 480. Ter/sáb.: 10h/19h. Instagram
Janaina Torres
Fundada em 2016, a galeria leva o nome de sua fundadora, Janaina Torres, e tem um time diverso de artistas. Atualmente está em cartaz a exposição “Falsa simetria”, de Osvaldo Carvalho. Em suas obras, o artista apresenta os contrastes sociais em telas de grandes dimensões. Racismo, violência urbana e ecologia estão entre os temas abordados por Carvalho. A mostra fica em cartaz até 13 de maio.
Rua Vitorino Carmilo, 427. Ter./sex.: 10h/18h, sáb.: 10h/16h. Site
Lona
Fundada pelo arquiteto Duílio Ferronato e pelo artista Higo Joseph, em 2019, a galeria representa nove artistas. Até 13 de maio, está em cartaz a individual do cearense Higo José. Nos trabalhos, o artista reinterpreta a pré-história por meio de bordados e esculturas.
Rua Brigadeiro Galvão, 990. Qua./sáb., 13h/17h. Site
Mendes Wood DM
A galeria foi fundada em São Paulo, em 2010, mas tem filiais em Bruxelas e em Nova York. Em cartaz até 13 de maio, está a mostra “Human Nature”, do venezuelano Alvaro Barrington. Em seu trabalho, o artista utiliza materiais e fazeres interdisciplinares que muitas vezes fazem referência à sua infância, como as costuras de mulheres de sua família.
Rua Barra Funda, 216. Seg./sex.: 11h/19h; sáb.: 10h/17h. Site
Karina Sérgio Gomes