30 março 2023 em Gestão

Conheça os canais de atendimento online e pessoais para reclamações ou outros serviços

Existem várias maneiras de entrar em contato com a Prefeitura de São Paulo, dependendo do assunto que você deseja tratar. A via mais fácil para fazer uma solicitação de qualquer serviço público é entrar em contato pelo telefone 156, serviço que também tem um portal pelo qual podem ser registrados esses pedidos.

As solicitações podem ser as mais diversas – dos serviços de zeladoria, como tapa-buracos, corte de mato, varrição e coleta de lixo etc, a denúncias de violência contra mulheres, passando por solicitações (como a de castração de animais) e consultas sobre vias, linhas de ônibus, impostos municipais e prazos de pagamento, serviço funerário e muitas outras informações.

Reclamou ou pediu lá e não resolveu, demorou ou não adiantou? Você pode acionar a Ouvidoria Geral do Município. Existem ainda canais de atendimento presencial e a opção das redes sociais. Aqui estão todos eles:

1 – Central SP156: A Central 156 é um serviço de atendimento que tem como objetivo facilitar o acesso da população aos serviços públicos municipais – são mais de 560 deles à disposição. O número 156 é gratuito e pode ser acessado por telefone, internet ou aplicativo. Ao ligar para a Central 156, o cidadão pode obter informações e solicitar serviços em diversas áreas, como saúde, educação, transporte, habitação, limpeza pública, entre outras. É possível, por exemplo, pedir o conserto de buracos em vias públicas, o recolhimento de lixo em áreas com acúmulo, a poda de árvores, a marcação de consultas médicas e a inscrição em programas habitacionais. O atendimento da Central 156 funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O serviço é prestado por uma equipe de atendentes treinados para orientar e encaminhar as demandas para os órgãos responsáveis. O prazo de resposta para cada solicitação varia de acordo com a complexidade e a natureza do serviço solicitado. A Central 156 também disponibiliza um sistema de acompanhamento das solicitações feitas pelo cidadão, por meio do qual é possível verificar o andamento do processo e receber atualizações sobre o seu status. Basta ligar para o telefone 156 ou acessar pelo site https://sp156.prefeitura.sp.gov.br.

 

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2 – Aplicativo SP156: Trata-se de uma plataforma digital oferecida pela Prefeitura de São Paulo que tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços públicos municipais. O nome do aplicativo faz referência ao número de telefone utilizado pela Prefeitura para receber solicitações e denúncias da população. Pelo aplicativo 156, os usuários podem fazer solicitações e registrar ocorrências relacionadas a diversas áreas, tais como iluminação pública, limpeza urbana, pavimentação, transporte público, entre outras. Também é possível consultar informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura, bem como acompanhar o status de solicitações já realizadas. O aplicativo SP156 pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais para dispositivos móveis (iPhone/iPad e smartphones e tablets Android).

 

3 – Ouvidoria Geral do Município: É um canal de comunicação direto com a Prefeitura, onde os cidadãos podem fazer reclamações, sugestões e elogios relacionados aos serviços públicos municipais. A Ouvidoria pode ser acessada por este site ou pelo telefone 156, na opção número 5.

 

4 – Presencialmente: A Prefeitura de São Paulo possui vários postos de atendimento presencial, como Subprefeituras, postos do programa Descomplica SP, Centros de Apoio ao Trabalho, Casas de Cultura e outros. Você pode encontrar o posto mais próximo de você através do site (https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras) ou mesmo entrar em contato com a Central SP156 para obter mais informações sobre horários e endereços. No site do programa Descomplica SP (https://descomplicasp.prefeitura.sp.gov.br), é possível consultar a lista de unidades, os serviços disponíveis e fazer agendamentos. São mais de 350 serviços. O Descomplica SP é um programa criado pela Prefeitura cujo objetivo é simplificar e desburocratizar a relação dos cidadãos com o poder público municipal. O programa busca tornar os serviços e processos da administração pública mais eficientes, transparentes e acessíveis para a população, além de promover um atendimento mais humanizado.

 

5 – Redes Sociais: A Prefeitura de São Paulo também possui perfis em diversas redes sociais, como Facebook (https://www.facebook.com/PrefSP/?locale=pt_BR), Instagram (https://www.instagram.com/prefsp/) e Twitter (https://twitter.com/Prefeitura_SP), onde os cidadãos podem enviar mensagens e obter informações atualizadas sobre os serviços públicos municipais.

 

As informações que compõem esse texto foram estruturadas pelo ChatGPT com a supervisão de um jornalista. A ferramenta de inteligência artificial será utilizada apenas para conteúdos relacionados a serviços públicos, de modo a organizar de forma clara e ágil dados disponíveis na internet