4 abril 2023 em Mobilidade Urbana
Custo da 2ª via é de 7 tarifas vigentes e os créditos são restituídos em até 72 horas
São poucos os passos para recuperar o bilhete e, se houver créditos no cartão, eles também são restituídos em um prazo de até 72 horas:
Primeiro passo: cancelar
A principal dica é que em caso de perda, roubo, furto ou extravio do Bilhete Único se faça o cancelamento imediatamente pelo site de Atendimento Digital ou nos Postos de Atendimento da SPTrans (os Postos de Atendimento localizados nos Terminais da SPTrans funcionam, diariamente, das 6h às 22h, e a lista de locais nos terminais está disponível neste link).
Quem estiver na Capital pode ainda contatar a central 156, fornecer o número do RG e solicitar o cancelamento. Os usuários de outros municípios podem contatar a CPTM (telefone 0800-055-012, das 5h às 22h – sábado, das 6h às 18h), ou a SPTrans (telefone 0800-0110-156, atendimento 24 h), fornecer o número do RG e solicitar o cancelamento.
Após o cancelamento: segunda via
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Quero receber!Cancelado o Bilhete Único roubado ou perdido, o dono deverá solicitar a segunda via do cartão, mas há custo. Ele equivale a sete tarifas de ônibus vigentes no momento (atualmente, R$ 30,80) e deve ser paga em dinheiro. Para a solicitação, também é necessário apresentar documento oficial com foto, com data de emissão de até dez anos.
Isso é feito no momento da retirada do novo bilhete no Posto de Atendimento da SPTrans mais próximo. O horário, relembrando, é das 6h às 22h. A emissão é imediata.
Outra opção é aguardar 72 horas após o registro de cancelamento pela Central 156. Decorrido esse prazo, o usuário deve se dirigir a um dos Postos de Atendimento da SPTrans. Neste caso, as exigências são as mesmas: apresentar documento oficial com foto, com data de emissão de até dez anos, além de quitar o valor referente ao custo de emissão da 2ª via, 7 tarifas de ônibus vigentes, que deverá ser pago em dinheiro diretamente no posto.
É prevista em lei, em determinados casos, a isenção do pagamento da 2ª via do Bilhete Único, mas não em caso de perda ou roubo. Ela só ocorre quando o cancelamento é motivado por defeito de fabricação do cartão.
Estudantes
Em caso de perda ou roubo do Bilhete Único do Estudante, o aluno deverá solicitar a nova via neste site, preenchendo os números de RG e CPF. Deve, ainda, revisar e ajustar todas as informações solicitadas como endereço, contatos e documentos. O valor é o mesmo – sete tarifas atuais de ônibus. O pagamento do valor referente à emissão do cartão, neste caso, deve ser feito antecipadamente. Somente após a liberação do benefício no site, o estudante deve comparecer ao posto de sua escolha para retirada do bilhete.
Em caso de o cartão ainda ter saldo quando foi roubado ou perdido
Quando existir saldo remanescente a restituição dos valores ocorrerá após 72h. Decorrido esse prazo, o saldo eventualmente existente no bilhete cancelado estará disponível para restituição em qualquer máquina de recarga. Para realizar a transferência dos créditos para o novo cartão, basta aproximá-lo de uma máquina de recarga/consulta de saldo.
É importante lembrar que o Bilhete Único é pessoal e intransferível, e o uso indevido do cartão pode levar a penalidades. Portanto, se você perder o seu cartão, tome as medidas necessárias o quanto antes para evitar problemas.
As informações que compõem esse texto foram estruturadas pelo ChatGPT com a supervisão de um jornalista. A ferramenta de inteligência artificial será utilizada apenas para conteúdos relacionados a serviços públicos, de modo a organizar de forma clara e ágil dados disponíveis na internet