6 abril 2023 em Turismo

São Paulo conta com 15 mercados municipais em diferentes regiões; saiba onde

O Mercado Municipal Paulistano, no centro, costuma roubar a cena quando o assunto é popularidade entre os turistas, mas a cidade conta com outros 14 mercados municipais espalhados por diferentes regiões. De acordo com a Secretaria Executiva de Abastecimento do Município, desde o início, a criação desses espaços busca atender a três condições: melhorar as condições de comercialização, com mais infraestrutura para vendedores e produtores; garantir preço e qualidade dos produtos vendidos.

Essa função social dos mercados municipais varia com o tempo. Nas décadas passadas, destacava-se o abastecimento dos bairros mais afastados do centro sem que os moradores dependessem da “caderneta” do armazém mais próximo. Hoje, em meio a numerosas opções de outros mercados, de todos os portes, ganham peso as relações sociais, os vínculos afetivos com o “mercadão” do bairro e os serviços que contribuem para a praticidade no dia a dia.

As atrações gastronômicas, por exemplo, viram motivo para passeios em família e encontros com amigos. Dos quiosques de pastel e de yakissoba do Mercado Municipal de Guaianases ao Mocotó Café do chef Rodrigo Oliveira, no Mercado Municipal de Pinheiros, passando pelos quitutes árabes do Esfiha’s Barjud’s, no Mercado Municipal do Ipiranga, elas acabam se tornando paradas obrigatórias nas visitas aos mercadões.

Mais que local para compras e refeições, esses espaços agregam serviços, como o quiosque de lavanderia no Mercado Municipal Teotônio Vilela, e dão capilaridade para ações da Prefeitura, como as campanhas de vacinação realizadas no Mercado Municipal da Lapa. E, assim como o papel dos mercadões nos bairros, o atendimento também se reinventa com o tempo: em boa parte deles, restaurantes, boxes e quiosques contam com o serviço de delivery — muitas vezes facilitado pelo WhatsApp, direto com o atendente da loja.

Segundo estimativa da Secretaria Municipal das Subprefeituras, que abrange mercados municipais, sacolões municipais e centrais de abastecimento, esses equipamentos têm um faturamento mensal de cerca de R$ 64 milhões e são responsáveis pela geração de aproximadamente 50 mil empregos. Circulam por esses espaços um contingente de um milhão de pessoas por semana — ou 76 mil pessoas por dia.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

Conheça os mercados municipais

 

Central de Abastecimento Leste
Av. Imperador, 1.900 (São Miguel Paulista, zona leste)
Fundada em 1995, conta com 28 áreas para comércio atacadista e varejista de hortifrúti, avícolas, laticínios, pães, roupas e acessórios.

 

Mercado Municipal Cantareira (Kinjo Yamato)
Rua da Cantareira, 377 (Sé, zona central)
Antigo “Mercado Caipira”, o Kinjo Yamato está localizado em frente ao Mercado Municipal Paulistano. Já é centenário e inicialmente era especializado em hortifrúti.

 

Mercado Municipal de Guaianases (Leonor Quadros)
Praça Presidente Getúlio Vargas s/n° (Guaianases, zona leste)
Com 48 boxes, o prédio foi construído onde acontecia uma feira livre, com o objetivo de abastecer os bairros de Guaianases, Lajeado e Cidade Tiradentes.

 

Mercado Municipal do Ipiranga (José Gomes de Moraes Neto)
Rua Silva Bueno, 2.109 (Ipiranga, zona sul)
Fundado em junho de 1940, fica em uma das mais famosas ruas de comércio da região.

mercados municipais

Mercado Municipal do Ipiranga – Crédito: Tiago Queiroz/Estadão

 

Mercado Municipal da Lapa (Rinaldo Rivetti)
Rua Herbart, 47 (Lapa, zona oeste)
Na década de 1950, em que foi inaugurado, os clientes eram principalmente imigrantes europeus, que buscavam produtos vindos de suas terras natais.

mercados municipais

Mercado Municipal da Lapa – Crédito: Paulo Liebert/Estadão

 

Mercado Municipal Paulistano
Rua da Cantareira, 306 (Sé, zona central)
O mais conhecido dos mercados municipais conta com cerca de 300 boxes e recebe aproximadamente 50 mil pessoas por semana.

Mercado Municipal Paulistano (Sé) – Crédito: Felipe Rau/Estadão

 

Mercado Municipal da Penha (Senador Antonio Emygdio de Barros)
Avenida Gabriela Mistral, 160 (Penha, zona leste)
Inaugurado em 1971, fruto de reivindicações da população local.

 

Mercado Municipal de Pinheiros (Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto)
Rua Pedro Cristi, 89 (Pinheiros, zona oeste)
Com 39 boxes divididos em empório, mercearia, frios e laticínios, charutaria, hortifrúti, açougue, peixaria, avícola, cereais e floricultura, o local também conta com opções gastronômicas renomadas.

mercados municipais

Mercado Municipal de Pinheiros – Crédito: Taba Benedicto/Estadão

 

Mercado Municipal de Pirituba
Rua Almirante Isaías de Noronha, 163 (Pirituba, zona norte)
O projeto do prédio ganhou, na década de 70, dois prêmios internacionais de estrutura. Hoje, é ponto de referência do bairro e conta com uma grande área de estacionamento gratuito.

 

Mercado Municipal São Miguel Paulista (Doutor Américo Sugai)
Avenida Marechal Tito, 567 (São Miguel Paulista, zona leste)
Com três pavilhões, o mercado está localizado no coração do bairro de São Miguel Paulista e impulsionou o desenvolvimento do centro comercial da região.

 

Mercado Municipal Sapopemba (Antônio Gomes)
Avenida Sapopemba, 7.911 (Sapopemba, zona leste)
Criado em 1989 para ser um sacolão, foi reinaugurado como mercado municipal em 2000, resultado de demanda da população.

 

Mercado Municipal de Santo Amaro
Rua Ministro Roberto Cardoso Alves, 359 (Santo Amaro, zona sul)
Importante centro de abastecimento da região de Santo Amaro e bairros adjacentes, foi reaberto no fim de 2022 após um incêndio que consumiu grande parte de sua estrutura.

mercados municipais

Mercado Municipal de Santo Amaro – Crédito: JF Diorio/Estadão

 

Mercado Municipal Teotônio Vilela
Arquiteto Vilanova Artigas, 1.900 (Sapopemba, zona leste)
O espaço possui 14 boxes de hortifrúti, açougue, avícola, peixaria, empório, lacticínios, pet shop, alimentação e serviços.

 

Mercado Municipal Tucuruvi
Av. Nova Cantareira, 1.686 (Santana/Tucuruvi, zona norte)
Tem 60 anos de serviços à comunidade. Hoje, conta com estacionamento próprio gratuito e manobrista, caixas eletrônicos e é centro de referência para a aquisição de artigos nacionais ou importados.

 

Mercado Municipal Vila Formosa (Antônio Meneghini)
Praça das Canárias, s/nº (Aricanduva/Vila Formosa)
Inaugurado em 1971 para abastecer a região do entorno, o local tem 36 boxes e um estacionamento com cem vagas.

Raisa Toledo