12 abril 2023 em Gestão
Inicialmente, operação da Prefeitura de São Paulo tem duração de três meses
Desde o último dia 5, o projeto piloto “Operação Centro Limpo”, da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula), em parceria com a concessionária Loga, coletou 346 toneladas de resíduos sólidos da região central de São Paulo.
A agência informou que a escolha da região levou em consideração o acúmulo de descarte e catação irregular de resíduos, número alto de reclamações sobre a limpeza e o desrespeito de estabelecimentos comerciais às normas vigentes de coleta pública, entre outros fatores.
Para reforçar a limpeza do local, o projeto recolhe, de modo contínuo, os resíduos sólidos nos horários das 6h às 14h e das 14h às 22h. Cada período conta com seis equipes de coleta, acompanhadas de um caminhão, além de dois agentes de conscientização.
Com funcionamento diário, a operação funciona apenas em regime de plantão aos domingos, com uma equipe por turno. De acordo com a Loga, as coletas diárias regulares, a partir das 18h, e as seletivas, que ocorrem uma vez por semana, a partir das 9h, não foram afetadas pelo projeto de intensificação de limpeza.
Além do recolhimento de resíduos sólidos, são realizadas ações de conscientização ambiental sobre o descarte e o manejo correto dos materiais para o público da região, que contam com o apoio da equipe de fiscalização da Gerência de Saneamento Ambiental, da agência reguladora. Após período de teste, a ação pode ser ampliada para as regiões do Canindé, Bela Vista, Bom Retiro, Brás e Luz.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!