15 abril 2023 em Cultura

Oficina gratuita visa abrir as portas no hip hop aos artistas independentes da zona norte

Quer ser um MC? Então, a oficina gratuita ministrada pelo rapper Di Soul Rua na Casa de Cultura da Brasilândia pode ser a porta de entrada para esse meio. A zona norte de São Paulo é um celeiro de talentos do hip hop e muitos músicos remonados emergiram dessa região ao longo das últimas décadas.

Um dos MCs mais famosos no cenário brasileiro veio justamente da Brasilândia: Kamau, rapper e produtor musical. Ele nasceu e cresceu nesse bairro e é conhecido por suas letras e habilidade em rimas e flow. Outros bairros da zona norte revelaram MCs. Entre eles:

  • Emicida – Cresceu e passou grande parte de sua vida na Vila Nova Cachoeirinha;
  • Rael – Também é da ZN, mais especificamente do bairro do Jaçanã;
  • Sabotage – Saudoso. Considerado um dos maiores nomes do rap brasileiro, cresceu no Bom Retiro, na região central de São Paulo, mas viveu boa parte de sua vida na Vila Maria;
  • Racionais MC’s – Ícone do rap, o grupo tem dois integrantes da zona norte: Edi Rock, do Jaçanã, e Kleber Simões, o KL Jay, do Tucuruvi.

A oficina de MC’s da CC Brasilândia tem como objetivo abrir as portas para os artistas independentes nas comunidades. Di Soul Rua é rapper desde 2006, radialista locutor do programa Cultura é Livre e arte educador. Os MC’s convidados Cleitxn, Neive e Nego Lusco também estarão presentes.

O curso é livre, promovido todas as quintas-feiras, às 17h, e aberto a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. Para participar, é só ir diretamente à Casa da Cultura, localizada na Praça Benedicta Cavalheiro, s/n, Freguesia do Ó.

Eventos de Hip Hop

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A Casa de Cultura Brasilândia também sedia alguns eventos gratuitos que envolvem o hip hop neste mês:

Drill in Performance – Hip Hop, em 15/4, às 17h: O Drill in Performance surgiu há cerca de dez anos na cidade de Chicago, nos EUA, como um desdobramento do Trap e hoje é o gênero mais escutado no mundo. Cinco artistas passam por este evento e trazem performances atuais do movimento.

Medo é Pado – Evento de Hip Hop com o Coletivo Prelúdio (Dança), em 29/4, às 12h: O Coletivo Prelúdio é um grupo local da região de Caieiras que atua com arte por meio da cultura hip hop. O grupo trabalha há quatro anos com novas formas de conectar a diversidade artística com o objetivo de transformar a realidade local e incentivar a juventude a ter novas perspectivas dentro da cultura.

 

Mylena Lira