3 maio 2023 em Cultura, Meio Ambiente

Programação tem atividades gratuitas neste domingo a partir das 10h

Demonstração de arranjos florais a partir de princípios japoneses; piquenique colaborativo; customização de camiseta ou ecobags e roda de conversa sobre alimentação e os diferentes tipos de agricultura estão entre as atrações da programação dos dez anos da horta comunitária no Centro Cultural São Paulo, no Paraíso. Aberto ao público, o evento gratuito acontecerá no próximo domingo (7) , a partir das 10h.

Criada em 2013, a iniciativa promove, quinzenalmente, mutirões para cuidar do plantio à colheita na horta, passando por atividades de poda e compostagem. Para participar, é só comparecer no jardim do CCSP nos dias e horários divulgados nos perfis do Instagram e Facebook.

A ação divulga técnicas agroecológicas para que sejam replicadas em outras regiões; trata dos impactos individuais e coletivos da escolha de determinados alimentos e estimula o contato com a natureza. “A horta é um oásis no meio de uma cidade”, diz a educadora ambiental Mariana Marchesi, uma das organizadoras da iniciativa.

Para conscientizar sobre a importância dos polinizadores, o projeto tem uma caixa com abelhas sem ferrão e realiza o cultivo de flores – a maioria delas são comestíveis. Toda produção é compartilhada entre os participantes.

Segundo Marchesi, mais de 200 espécies de plantas alimentícias tradicionais e não convencionais – que não são encontradas com facilidades em feiras ou supermercados – são cultivadas no espaço de cerca de 200 metros quadrados.  Entre elas, batata doce, banana, tomate, cenoura, berinjela  e chaya.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O público varia de cinco a 20 pessoas por mutirão. Muitas pessoas, acrescenta Mariana, procuram o projeto com o interesse de aprender e criar uma na sua região: “Acaba sendo uma incubadora de outras hortas”.

 

Programação

 10h – Prática de Yoga
Obs: trazer tapete de yoga ou toalha/canga para estender na grama.

10h30- Silk Screen com Folhetaria-CCSP
Obs: trazer camiseta ou ecobag, em cor clara, para estampar com o logo da horta. Tamanho da estampa: 30cm x 20cm; tinta preta.

11h – Feira de Troca de Mudas

11h15 –  Demonstração de Ikebana com plantas da horta

13h30 – Piquenique colaborativo

14h30 –  Roda de conversa “O que você alimenta quando se alimenta? Diferenças entre agricultura convencional, orgânica e agroecológica”

 

Onde 

Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro 1000 – Paraíso

 

Abel Serafim