4 maio 2023 em Esportes E Lazer
Espaços são equipados com bebedouros, obstáculos e rampas para brincadeiras
Praticar exercícios, socializar e ter uma alimentação balanceada são hábitos fundamentais para o bem-estar e a qualidade de vida — e não só no caso dos humanos. Espaços onde os cães podem correr e brincar com outros de sua espécie, os cachorródromos são aliados dos tutores na promoção de qualidade de vida para os pets. Seis deles ficam localizados em Centros Esportivos da capital paulista, nas zonas sul e leste.
Os cachorródromos dos Centros Esportivos Vila Manchester, Mooca, Ceret, Tatuapé e o Modelódromo do Ibirapuera são espaços fechados com gramado e árvores e equipados com obstáculos, rampas, túneis e bebedouros para os visitantes caninos. Para frequentar os locais, é preciso observar algumas regras:
-
Cães das raças mastim napolitano, pitbull, rottweiller, american stafforshire terrier e raças derivadas dessas devem usar focinheiras, ainda que sejam considerados dóceis por seus tutores;
-
Os animais devem obrigatoriamente usar coleira e guia para passeios em vias públicas: o único local em que podem ser soltos é o interior do cachorródromo, que é cercado;
-
Os tutores devem recolher as fezes de seus pets para diminuir a possibilidade de contaminação do solo;
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber! -
As vacinas dos animais devem estar atualizadas, assim como tratamentos antipulgas e anticarrapatos.
Para cães e humanos
Ter uma rotina de passeios é importante para evitar problemas como obesidade, diabetes, depressão, problemas respiratórios e cardiovasculares que podem estar associados com o sedentarismo dos cãezinhos. Além de ser o espaço ideal para que eles se exercitem, brinquem e socializem, os cachorródromos frequentemente se tornam espaços importantes para os tutores.
A administradora Natallye Martins da Silva tem Yoshi, um shiba inu, desde 2020. Em 2022, adotou Nayumi e sentiu a demanda de encontros que reunissem shibas e seus humanos. Como não havia ninguém organizando, ela decidiu tomar a frente.”Eu criei a data de encontro, joguei no grupo (que participa com outros tutores) e bombou! Eu nem esperava que fosse tanta gente”, relata.
O evento no Cachorródromo do Ibirapuera foi um sucesso e teve outras edições, que ganharam mais um propósito: encontrar adotantes para shibas e também outros cachorros. “Onde eu adotei a Nayumi perguntaram se eu conhecia mais pessoas que gostariam de adotar. Então eu juntei tudo e resolvi fazer (os encontros) mensalmente”, resume.
A organizadora conta que se sente mais segura para levar Yoshi e Nayumi a um local que seja reservado para eles: “O shiba é um cachorro que costuma fugir muito, ocorrem vários acidentes. Dentro do cachorródromo, a gente consegue soltar e deixar eles mais à vontade”, explica.
Como frequentadora assídua dos espaços dedicados aos pets, ela deixa um lembrete para os outros tutores; a recomendação “para o pessoal manter os cachorródromos limpos e não quebrar os portões”.
Onde
CE Vila Manchester – Vicente Ítalo Feola
Praça Haroldo Daltro, s/n – Vila Nova Manchester
(11) 2295-2391
CE Mooca – Salim Farah Maluf
Rua Taquari, 635 – Mooca
(11) 2694-7668
Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador – Ceret
Rua Canuto de Abreu, s/n – Tatuapé
(11) 2671-8788 | (11) 2671-8227
Modelódromo do Ibirapuera
Rua Curitiba, 290 – Paraíso
(11) 3051-2151
CE Vila Guarani – Riyuso Ogawa
Rua Lussanvira, 178 – Vila Guarani
(11) 5012-0150
Centro Esportivo Tatuapé – Brigadeiro Eduardo Gomes
Rua Apucarana, 233 – Tatuapé