4 maio 2023 em Cultura, Turismo

Evento de maio na Vila Prudente ocorre neste domingo, 7, em edição especial de Dia das Mães

Uma vez por mês, os paulistanos têm um encontro marcado com um evento que traz o leste europeu para perto de casa. A Feira Cultural Leste Europeia ocorre sempre em um domingo, das 10 às 17 horas, e conta com uma variedade de artesanatos e especialidades culinárias da região em suas 70 barraquinhas, na Vila Prudente, zona leste de São Paulo.

Para quem está em busca de um presente para o Dia das Mães, a próxima edição será neste domingo, 7, e terá pratos típicos e artesanatos especiais para a ocasião.

Frequentemente, a feira também abre espaço para shows folclóricos ou artísticos e oficinas culturais. Na edição deste fim de semana, o entretenimento fica por conta da apresentação de pop rock de Fábio Giorgi e Dudu Miralles — que incluirá sucessos dos países bálticos e eslavos. O início do show está previsto para às 12h.

O evento começou com os feirantes distribuídos em dez barracas, próximo ao Largo da Vila Zelina. Atualmente, está localizada rua Aracati Mirim, bem ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente.

“O lazer cultural da feira se alinha com o lazer esportivo e de contemplação do CEU (Vila Alpina) e do parque, em harmonia com o trânsito, moradores e comércio locais”, descreve Victor Gers Junior, vice-presidente da Associação dos Moradores e Comerciantes do Bairro de vila Zelina (Amoviza), que organiza o evento.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Ele conta que o número de visitantes varia ao longo do dia, e que o público é majoritariamente composto por pessoas de outros bairros e cidades de São Paulo. Na Feira Cultural Leste Europeia, podem ser encontrados produtos típicos da Rússia, Ucrânia, República Tcheca, Hungria, Polônia, Romênia, Bulgária, Croácia e Lituânia.

As opções gastronômicas são variadas; um verdadeiro mergulho nas tradições dos povos eslavos:

• Vareniki (Rússia), massa caseira recheada com batata (semelhante ao ravióli);
• Siliotka (Rússia), prato feito com peixe salgado e curtido;
• Pelmeni (Rússia), bolinho de massa fina recheado com carne (semelhante ao capelete);
• Bureka (Bulgária), rosquinhas folheadas;
• Milina ou Milinka (Bulgária), pão doce recheado com queijo;
• Pinene Knedlik (República Tcheca), pãozinho cozido;
• Becherovka (República Tcheca), licor de ervas;
• Kugelis (Lituânia), bolo salgado feito com batatas;
• Krupnikas (Lituânia), licor lituano feito com álcool de cereal, mel e especiarias;
• Chachlik (Hungria), espeto de churrasco misto;
• Kváss (Rússia), bebida fermentada com sabor que remete à cerveja e à sidra.

Já no quesito artesanato, estão entre as opções artigos de arte ucraniana em porcelana, peças de marchetaria búlgara (técnica de ornamentação em madeira), arte em couro da Romênia e as tradicionais matrioscas russas, conjunto de bonecas de madeira.

Divulgação cultural

Desde o início da vinda de imigrantes russos para o Brasil, a Vila Alpina e a Vila Zelina se destacaram como um reduto para essa população. Segundo o Consulado da Lituânia no Brasil, a estimativa é que antes da década de 1940 a população de lituanos e descendentes superasse 40 mil pessoas no Brasil. Após a Segunda Guerra Mundial, grupos vindos do leste europeu passaram a se concentrar na região — formando, por exemplo, uma das maiores colônias lituanas do mundo.

Segundo Victor, o empreendedorismo da comunidade de descendentes de imigrantes ajuda a divulgar a cultura dos povos do centro e leste da Europa. “Atualmente, por possuir o aspecto cultural forte herdado da imigração, podemos dizer que a região de Vila Zelina é um exemplo de harmonia e confraternização destas culturas ao mundo”, salienta.

Serviço

Feira Cultural Leste Europeia (Especial Dia das Mães)
Data: 7/5 (domingo)
Horário: Das 10h às 17h
Local: Rua Aracati Mirim (ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente)