6 maio 2023 em Educação

Equipamento reúne um acervo com mais de 3,2 mil obras sobre o assunto

A Biblioteca Municipal Paulo Duarte, na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, conta com um acervo com mais de 3,2 mil obras sobre a cultura afro-brasileira para consulta e empréstimo. Fundada em 1980 e especializada desde 2012, abriga, no total, mais de 38,9 mil livros.

Para abordar o tema, são promovidos eventos e oficinas mensais, como saraus e rodas de conversa com escritores. A biblioteca ainda oferece espaço de livros infantis e apoio do projeto Lendo na Biblioteca, da professora Andrea Bregiero, que media leituras para crianças, conforme agenda mensal do local.

“A Paulo Duarte é como uma caixa de memória na qual temos segurança de que há um olhar mais humanizado para negritude”, afirma Nelson Moraes, professor de língua portuguesa da rede municipal. Durante seu mestrado, ele frequentava a biblioteca pela facilidade de encontrar referências para pesquisa sobre o assunto.

Agora, ele retorna ao espaço como participante de um projeto de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), que começa este mês, para falar a respeito da produção de autores negros associada à realidade da região.

A biblioteca está aberta a apresentações de projetos, desde que atendam ao enfoque do espaço. Para isso, entre em contato pelo e-mail:bmpauloduarte@gmail.com.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O empréstimo de livros está condicionado à inscrição presencial. O interessado deve apresentar no setor de atendimento um documento de identidade e um comprovante de residência recente. O cadastro tem validade de um ano. O funcionamento da biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h. Cerca de 40 pessoas visitam o local por dia, em média.

 

ONDE

 Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jardim Oriental