11 maio 2023 em Saúde
Região é a que concentra maior número de casos na Capital; duas pessoas morreram este ano
A zona norte é a região com o maior número de casos de dengue confirmados este ano. A cidade registrou 28.284 notificações da doença em 2023 (até o dia 4 de maio) e 6.478 dos casos foram confirmados, sendo 2.122 (32,76%) na zona norte, onde ocorreram duas mortes neste ano causadas pela enfermidade. As vítimas residiam nas regiões de Casa Verde/Cachoeirinha e Vila Maria.
Ao considerar o tamanho da população local, três dos cinco bairros com maior incidência da doença por 100 mil habitantes são da zona norte: Vila Guilherme, Santana e Vila Maria. Em números absolutos, os bairros Tremembé (297), Santana (196), Vila Maria (168), Brasilândia (146) e Freguesia do Ó (145) concentram mais casos na região.
Para intensificar o combate ao mosquito transmissor Aedes aegypti na zona norte, a Prefeitura realizou nesta quarta-feira (10) um mutirão em dez bairros:
- Brasilândia
- Freguesia do Ó
- Jaçanã
- Tremembé
- Santana;
- Tucuruvi
- Vila Guilherme
- Vila Maria
- Vila Medeiros
A iniciativa reuniu cerca de 700 agentes de endemias e agentes comunitários de saúde para a busca e a eliminação de criadouros do mosquito, nebulização veicular de inseticidas e orientação da população sobre as medidas de prevenção. Além dessas medidas, foram promovidas operações de zeladoria, como a realização de operações cata-bagulho e de combate ao descarte irregular de resíduos.
Fatores geográficos, como a proximidade de áreas de matas e florestas, aliados às condições climáticas favoráveis à proliferação do Aedes aegypti, como calor e chuvas repentinas, têm sido determinantes para o cenário epidemiológico na zona norte, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!A Prefeitura ressalta que são tomadas providências diariamente em todas as regiões da cidade, inclusive aos fins de semana e feriados, para prevenir e combater o avanço da doença.
Somente neste ano, segundo a administração municipal, já ocorreram mais de 1,9 milhão de ações, englobando visitas casa a casa, vistorias a imóveis especiais, bloqueios de criadouros e nebulização. Especificamente na região norte, ao todo, foram promovidas 435.949 atividades de combate à dengue.