19 maio 2023 em Saúde
Agentes visitam domicílios para detectar focos e fazem busca ativa para identificar doentes
Dez bairros da zona norte de São Paulo recebem no sábado (20) o segundo mutirão contra a dengue promovido pela Prefeitura neste mês. De janeiro a 4 de maio, 32,76% dos casos confirmados na cidade foram nessas áreas.
Estão previstas visitas casa a casa para identificação e eliminação de criadouros, nebulização com inseticida e orientações sobre cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti.
Os agentes de endemias também realizarão a busca ativa de sintomáticos para a doença nos bairros com o maior número de casos notificados. Cidadãos com algum sintoma serão encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs específicas.
No dia 10 de maio, as equipes da Prefeitura visitaram 7 mil imóveis. Neste sábado, cerca de 700 agentes de endemias de todas as regiões participarão das atividades nos seguintes bairros: Brasilândia, Freguesia do Ó, Jaçanã, Tremembé, Santana, Tucuruvi, Vila Guilherme, Vila Maria, Vila Medeiros e Pirituba.
Segundo a administração municipal, as iniciativas de enfrentamento são realizadas rotineiramente em toda a cidade pelas 28 Unidades de Vigilância em Saúde (Uvis). Em 2023, até o momento, já foram realizadas 2.155.692 ações de prevenção, informa a Prefeitura.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Ao todo, foram 382.008 visitas casa a casa (entre rotina e intensificação), além de 17.933 vistorias a imóveis especiais e pontos estratégicos, e 1.717.125 bloqueios de criadouros e nebulizações. Em 2022, foram cerca de 5 milhões de ações realizadas.
Na última quinta-feira (18), a Prefeitura diz ter reforçado a frota de combate ao mosquito com mais sete picapes leves com equipamentos de dispersão dos inseticidas, dobrando a capacidade operacional na região norte.
As solicitações de vistorias podem ser realizadas pelo telefone 156 – serviço “Pernilongo/Mosquito – Solicitar vistoria em local infestado” ou diretamente no site.