29 maio 2023 em Gestão

Série detalha, com apoio da inteligência artificial, informações das regiões administrativas da Capital

Uma das 32 regiões administrativas nas quais São Paulo foi dividida em 2002, a Subprefeitura Lapa abriga alguns dos distritos e bairros mais desenvolvidos economicamente da cidade.

Entre os pontos de destaque estão o estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina, o terminal da Barra Funda, o Parque Villa-Lobos e o Mercado Municipal da Lapa.

Principais distritos e bairros

  1. Lapa: distrito central da região, conhecido por sua arquitetura histórica, com destaque para o Viaduto da Lapa e o Mercado Municipal da Lapa.
  2. Barra Funda: abriga importantes espaços culturais, como o Memorial da América Latina e o Parque da Água Branca, além de ser um polo de transporte com a estação Barra Funda.
  3. Jaguaré: destaca-se pelo Parque Villa-Lobos, um importante espaço de lazer e convivência, e por abrigar uma variedade de indústrias.
  4. Perdizes: conhecido por sua tradição acadêmica, abrigando universidades renomadas, como a PUC-SP, e pela presença do estádio do Pacaembu.
  5. Pompeia: mescla áreas residenciais e comerciais, sendo marcado pela presença do Allianz Parque, estádio do Palmeiras, e pela movimentada Rua Turiassu.

Funções

É importante que o cidadão entenda as atribuições das subprefeituras e qual delas é responsável por cada metro quadrado do município.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Entre as funções estão fiscalizar o cumprimento das leis municipais em relação ao uso; fiscalizar obras e edificações residenciais, comércios de até 1.500 m²; conservar praças e canteiros; executar ou contratar pequenas obras e serviços de manutenção; acompanhar e fiscalizar serviços de zeladoria e acompanhar serviços relacionados ao pavimento viário.

História

As origens da Lapa remontam aos primórdios do povoamento de São Paulo de Piratininga. A primeira notícia sobre a região é de 1581, quando os jesuítas receberam uma sesmaria junto ao Rio Emboaçava, depois chamado Pinheiros.

Já nas primeiras décadas deste século, a “Lapa de Baixo” passou a contar com uma melhor infraestrutura urbana. Em 1915 estava pronta a rede de esgoto da Barra Funda, Água Branca e Lapa. O Largo da Lapa transformou-se no primeiro pólo comercial do bairro, servindo a outras regiões situadas ao longo da linha de trem.

A partir de 1943, com a inauguração da rodovia Anhanguera, o bairro passou por nova fase de crescimento comercial. Em 1966 surgiu o Ceasa (atual Ceagesp) na Vila Leopoldina e, em 1968, foi inaugurado na Rua Catão o segundo shopping center do município. A implantação do Terminal Intermodal da Barra Funda deu ao bairro um novo impulso, trazendo junto equipamentos como o Memorial da América Latina.

Obras do Ceasa no bairro do Jaguaré em 1962 – Crédito: Arquivo/Estadão

 

Lista completa dos distritos e bairros da Subprefeitura Lapa

  1. Água Branca
  2. Barra Funda
  3. Bela Aliança
  4. Bela Vista
  5. Boaçava
  6. Bom Retiro
  7. Campos Elíseos
  8. Carandiru
  9. Casa Verde
  10. City América
  11. Freguesia do Ó
  12. Jaguara
  13. Jaraguá
  14. Lapa
  15. Lapa de Baixo
  16. Lapa de Cima
  17. Limão
  18. Mangalot
  19. Pacaembu
  20. Parque Anhangüera
  21. Parque dos Príncipes
  22. Parque São Domingos
  23. Parque São Lucas
  24. Parque São Luís
  25. Parque São Rafael
  26. Perdizes
  27. Perus
  28. Piqueri
  29. Pirituba
  30. Pompeia
  31. Raposo Tavares
  32. Santa Cecília
  33. Sumaré
  34. Sumarezinho
  35. Várzea da Barra Funda
  36. Vila Anastácio
  37. Vila Anglo Brasileira
  38. Vila Brasilândia
  39. Vila dos Remédios
  40. Vila Ipojuca
  41. Vila Jaguara
  42. Vila Leopoldina
  43. Vila Madalena
  44. Vila Mirante
  45. Vila Pereira Barreto
  46. Vila Piauí
  47. Vila Romana
  48. Vila Santa Maria
  49. Vila Sônia

As informações que compõem esse texto foram estruturadas pelo ChatGPT com a supervisão de um jornalista. A ferramenta de inteligência artificial será utilizada apenas para conteúdos relacionados a serviços públicos, de modo a organizar de forma clara e ágil dados disponíveis na internet.