1 junho 2023 em Cultura
De grafite a obras do francês Paul Gauguin, confira as mostras em cartaz no cartão postal paulistano
De uma ponta a outra da avenida mais famosa da cidade de São Paulo, você encontra instituições culturais com mostras gratuitas em cartaz. Atualmente, na Paulista, há 11 exposições abertas com assuntos e trabalhos de artistas diferentes.
Quem gosta de grafite e mostra imersivas deve conferir a programação do Sesc e do Itaú Cultural; os amantes da fotografia precisam dar um pulinho no Instituto Moreira Salles; quem prefere pinturas, o Masp toda terça-feira tem entrada gratuita, e atualmente está com uma exposição do artista francês Paul Gauguin. Confira mais detalhes das exposições que você pode conferir sem gastar um real.
Japan House
Você já deve ter sido impactado nas redes sociais com imagens de miniaturas de cenas do cotidiano em que brócolis, por exemplo, fazem as vezes de árvores. O mestre dessas criações é o fotógrafo japonês Tatsuya Tanaka, idealizador do projeto “Miniature Calendar” realizado em suas mídias sociais, onde publica fotos das miniaturas que cria. A Japan House apresenta 37 maquetes elaboradas por Tanaka, algumas inéditas feitas especialmente para o público brasileiro.
Avenida Paulista, 52.
Ter./sex.: 10h/18h; sáb.: 10h/19h; dom.: 10h/18h.
Site: japanhousesp.com.br. Grátis.
SESC Avenida Paulista
Gosta de exposições instagramáveis para publicar selfies nas redes sociais? A retrospectiva “vividas absolutamente fantasiosas” do coletivo de artistas Assume Vivid Astro Focus (avaf) é perfeita para servir de fundo de várias fotos. A mostra é uma grande instalação interativa e imersiva com vídeos e papéis de parede produzidos nos últimos 20 anos pelo avaf. Os visitantes podem interagir com máscaras e fantasias, além de luzes e projeções, para arrasar nos cliques.
Avenida Paulista, 119.
Ter./sex.: 10h/21h30; sáb.: 10h/19h30; dom.: 10h/18h30. Site: Grátis.
Itaú Cultural
Atualmente há três exposições em cartaz no Itaú Cultural. A principal é “Além das ruas: histórias do graffiti”, que traz obras de diversos artistas que representam partes diferentes da história da arte de rua. No térreo, está a Ocupação Dona Onete, rainha do Carimbó. A exposição apresenta fotos, trajes e vídeos que retratam o engajamento da artista nas raízes das manifestações artísticas do Pará. No segundo piso, encontra-se a homenagem a Olavo Setúbal, banqueiro e fundador do Itaú Cultural. A exposição conta com obras de arte, objetos pessoais e documentos para contar a trajetória do empresário, que também foi prefeito da cidade de São Paulo (1975–1979).
Avenida Paulista, 149. Ter./sáb.: 11h20; dom.: 11h/19h. Site: Grátis.
Museu de Arte de São Paulo
Toda terça-feira, a entrada no Museu de Arte de São Paulo (Masp) é gratuita. A programação deste ano é dedicada a Histórias Indígenas. No segundo subsolo, estão as obras do grupo Mahku (cuja exposição termina neste domingo, 4/6); enquanto, no primeiro, as de Carmézia Emiliano. O Expresso Bairros visitou as duas mostras. Uma das principais atrações do ano do museu é a individual “Paul Gauguin: o outro e eu”, que reúne 40 obras, entre pinturas e gravuras, discutindo de maneira crítica a relação do artista francês com a ideia de alteridade e da exotização do “outro”.
Avenida Paulista, 1578.
Ter. 10h/20h; qua./dom.: 10h/18h. Site.
Ingressos a partir de R$ 30. Terça-feira: Grátis.
Instituto Moreira Salles
Para quem gosta de fotografia, o Instituto Moreira Salles é parada obrigatória. Estão em cartaz duas exposições que trabalham com o registro fotográfico de maneira bem distinta. Em “Imagem como Presença”, a artista Iole de Freitas apresenta fotos e filmes em Super 8 e 16 mm feitos na década de 1970 em que registra o seu corpo em diversas situações, algumas incômodas. A exposição “Chile 1973” traz os registros do enterro do poeta Pablo Neruda (1904–1973) feitos pelo fotojornalista Evandro Teixeira. Dia 8 de junho abre a mostra “Fotografia habitada, antologia de Helena Almeida”, que traz 120 obras da artista portuguesa, cuja produção investiga temas como a autorrepresentação da mulher e as fronteiras entre os gêneros artísticos.
Avenida Paulista, 2424.
Ter. dom.: 10h/20h. Site. Grátis.
Galeria Gomide&Co.
Na ponta final da Avenida Paulista, está a galeria Gomide & Co, que abriu neste ano sua nova sede no endereço. Até julho, quem visitar a galeria pode conferir a mostra “Um alegre teatro sério”, individual de Teresinha Soares. A exposição apresenta um pequeno recorte da produção da artista mineira com trabalhos dos anos 1960 e 1970 sobre o corpo e o prazer feminino. (De 8 a 13 de junho, a exposição estará fechada por motivos de manutenção interna.)
Avenida Paulista, 2644.
Seg./sex.: 10h/19h; sáb. 10h/17h. Site. Grátis.