3 junho 2023 em Educação, Meio Ambiente
Mais de 1.340 livros infantojuvenis já foram catalogados; veja onde estão os pontos de coleta
Suely Carvalho, de 47 anos, tirou da gaveta em 2019 o desejo de criar um projeto de incentivo à leitura. Naquele ano, a administradora juntou as duas afilhadas, Beatriz Costa e Fernanda Gonçalves, para desenvolver o “Lendo na Praça”, com intuito de estimular o hábito entre crianças e adolescentes, a ocupação de espaços públicos e o cuidado ambiental na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo.
Quando estava prestes a começar, veio a pandemia de Covid-19. O projeto acabou restrito, inicialmente, à divulgação de dicas literárias no Instagram. Só em outubro de 2021 passou a organizar atividades na praça Monteiro dos Santos, após a instalação de uma casinha de madeira que recebe doação de livros infantojuvenis.
Diferente de uma biblioteca convencional, as pessoas podem retirar os livros sem registro formal em qualquer dia da semana. O objetivo é ampliar o acesso à literatura a partir de trocas de leitura. Desde o início, mais de 1.340 obras foram catalogadas e carimbadas com a logomarca da iniciativa.
Além das casinhas, as obras podem ser entregues em pontos de coleta (veja os endereços abaixo). Não são aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos e revistas.
Suely conta que “passa dia sim, dia não” para verificar o conteúdo do material doado na caixa. Caso seja inapropriado para a faixa etária, eles são encaminhados para iniciativas de leitura voltadas ao público adulto. Se estiver deteriorado, vai para reciclagem.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O projeto ainda trabalha com contação de história, lançamentos de livros, pinturas e oficinas de temática ambiental, como de compostagem, plantio de mudas e adubação.
Normalmente, os encontros ocorrem uma vez por mês e costumam reunir 20 participantes. Antes de cada atividade, há um café da manhã comunitário. Para saber o dia e o horário da ação, os pais ou responsáveis devem acompanhar o perfil no Instagram.
Entre as atividades, a iniciativa, em parceria com empresas e projetos ambientais e educacionais, identificou as espécies da árvore na praça com o apoio de um engenheiro agrônomo e instalou um comedouro (espaço de alimentação) para pássaros. Também são convocados mutirões para a limpeza da área.
Para a idealizadora, o intuito das ações é despertar a população para criar outros projetos no local. “A praça não é minha, é nossa”, diz. “Ela é mais do que um passeio com o cachorro ou uma passadinha para pegar o livro e ir embora”, acrescenta.
Serviço
Lendo na Praça
Praça Monteiro dos Santos – Vila Mariana
Contato: (11) 98111-3571 ou perfil no Instagram
Pontos de coleta
Escola Pequeno Aprendiz IEPA – Rua Leite Ferraz, 74 – Vila Mariana
Garagem do Padeiro – Praça Monteiro dos Santos, 90 – Vila Mariana
Livraria da Gente – Rua Dionísio da Costa, 20 – Vila Mariana
Doçaria da Vila – Rua Francisco Cruz, 612 – Vila Mariana
Clínica Lazar – Rua Vergueiro, 3.086 – CJ 13 – Vila Mariana
Swiss Revestimentos – Praça Gen. Polidoro, 27 – Aclimação
Abel Serafim