27 junho 2023 em Direitos Humanos E Cidadania
Além de pesquisar a história do bairro, grupo Clã Destinos promove batalhas de rima e sarau
Fugas de pessoas escravizadas pela matas fazem parte do passado do bairro Jabaquara, na zona sul de São Paulo. Resgatar esse momento do história é o ponto de partida do projeto do coletivo cultural Clã Destinos, que transforma em música o conhecimento produzido em pesquisas e livros sobre o movimento abolicionista popular paulista dos caifases e suas lideranças.
Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2024 nas plataformas digitais de áudio, o álbum vai misturar hip hop e ritmos como samba e batuques. Terá um mínimo de oito faixas que retratarão nas suas letras temas como a luta dos líderes que encamparam o movimento e a transição do Sítio da Ressaca, no Jabaquara – de ponto de descanso dos bandeirantes a refúgio de escravizados – um quilombo de passagem.
O rapper e produtor cultural João Pedro Di Lascio, conhecido artisticamente como Dila, conta que o projeto surgiu após o coletivo conhecer a importância histórica do Centro de Culturas Negras do Jabaquara “Mãe Sylvia de Oxalá”, onde são realizados o sarau e as batalhas de rima do grupo há dois anos.
Fundado em 1980, o equipamento municipal preserva, fomenta e valoriza as culturas afro-brasileiras. Com funcionamento de terça-feira a domingo, das 10h às 21h, o centro abriga a Biblioteca Paulo Duarte, especializada na temática afro-brasileira, e realiza oficinas como capoeira, dança afro e samba rock. A programação mensal é publicada no perfil @ccnegras.
Sarau e Batalhas de Rima
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Organizada pelo coletivo Clã Destinos, a Batalha do CCN é uma competição de rima que ocorre, geralmente, no último sábado do mês, a partir das 15h, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara.
Cada edição abre vagas para 16 pessoas. Em cada uma das quatro fases, intercaladas por pocket show, os participantes são eliminados e classificados. O vencedor, definido por votação popular, ganha um troféu chamado de “folhinha” com o nome do ganhador.
Outro evento do coletivo cultural também realizado no Centro de Cultura do Jabaquara é o Sarau Clã beats & poesias, que ocorre normalmente na segunda semana do mês, às 15h. Além das apresentações musicais programadas, o sarau tem um espaço livre para intervenções artísticas, como declamação de poesia e danças.
Quem se interessar pela batalha ou quiser compor a programação do sarau deve acompanhar a divulgação da inscrição nos perfis @batalhadoccn e @cla_destinos36. Com entrada gratuita, costumam participar do evento entre 70 e 100 pessoas. Menores de idade devem estar acompanhados dos responsáveis.
Encontros de amigos ligados pelos movimentos de hip hop e punk desde o final da década de 1990 no Jabaquara deram origem, há dois anos, ao coletivo Clã Destino, que atua, sobretudo, na cultura street (rua). Hoje, um dos principais objetivos do grupo é ocupar e divulgar a história do Centro de Culturas Negras do Jabaquara.
Serviço
Centro de Culturas Negras do Jabaquara
Rua Arsênio Tavolieri, 45 – Jabaquara
Terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Abel Serafim