5 julho 2023 em Cultura
Proposta do programa da Prefeitura de São Paulo é inserir jovens no mercado de economia criativa
A economia criativa movimenta, no mundo, cerca de US$ 8 trilhões por ano, com crescimento anual entre 10 e 20%, segundo os dados da Unesco. No Brasil, os números também são significativos. Cerca de R$ 171 bilhões, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan-Rio).
Jovens a partir de 14 anos interessados em entrar nesse mercado podem fazer parte da Rede Daora, que está com matrículas abertas para os cursos de férias, até dia 10 de julho, e para os regulares, até 27 de julho.
A proposta do programa é criar oportunidades de inserção dos jovens das regiões periféricas na economia criativa por meio do ensino de nove linguagens multimídia nas áreas de som, imagem e audiovisual, com foco na produção artística.
Entre os cursos gratuitos oferecidos estão: locução, produção e mixagem de som, DJ, design, corte de moda, maquiagem, visagismo, iluminação para fotografia, produção de conteúdo audiovisual, programação web e comunicação digital.
Os Estúdios Criativos, onde acontecem as oficinas, estão localizados em equipamentos públicos nas zonas oeste e leste da cidade. O primeiro estúdio foi inaugurado em novembro de 2022 no Teatro Flávio Império, em Cangaíba, zona leste.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Novas unidades
Já o segundo está em atividade desde fevereiro de 2023 na Casa de Cultura do Butantã, bairro Jardim Peri Peri, zona oeste. Estão previstas ainda mais duas unidades da Rede Daora, uma na zona sul (Ipiranga) e outra na zona norte, abrangendo as quatro macrorregiões da cidade.
O programa faz parte do Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo e envolve a participação de várias secretarias: Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Além dos cursos regulares, a Rede Daora também oferece oficinas de férias. Estão disponíveis aulas sobre criação musical em plataforma digital, técnicas de estúdio para MC’s e locutores, design de figurino para palco e audiovisual, visagismo (cabelo e maquiagem), fotografia com smartphone e câmera, marketing digital e produção de conteúdo audiovisual para redes sociais, design e desenvolvimento de jogos 2D, programação web.
Os interessados em participar dos cursos regulares ou das oficinas de férias podem fazer sua inscrição no site da prefeitura.