17 julho 2023 em Assistência Social

Prefeitura ajuda a população em situação de rua por meio de incentivos a comerciantes

Apoio a pequenos comerciantes e a pessoas em vulnerabilidade social ao mesmo tempo. Esse é o objetivo do programa Cozinha Cidadã, que conta com 72 restaurantes e distribui diariamente 14.400 marmitex em 20 comunidades e 6 pontos de fornecimento de alimentos.

Essa ação da Prefeitura de São Paulo, realizada por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), tornou-se política pública permanente em 2022 e é dividida com foco nas comunidades em todas as regiões da cidade e população em situação de rua.

Segundo a administração municipal, o Cozinha Cidadã salvou da falência muitas empresas e destaca o caso do restaurante do empresário Marcos Abrão. “Foi uma época de desafio para os empreendedores. Me vi nesse cenário difícil perdendo todo meu investimento no comércio. Muitos também estavam”, lembra ele, que tinha um pequeno negócio de marmitas fit por encomenda e mantinha parceria em um restaurante self-service de Interlagos, na zona sul.

Abrão teve de fechar o restaurante, que tinha mais de 30 anos. “Foi quando surgiu esse grande projeto da Prefeitura. Tive oportunidade de ajudar as pessoas em momento difícil e de ser ajudado também”, conta Abrão, que hoje distribui 400 refeições diárias em uma comunidade no Grajaú e outra no Jardim Colonial, ambas na zona sul.

Uma pesquisa realizada pela SMDHC para mensurar o impacto da iniciativa, apontou que 70,5% dos restaurantes que participaram do programa afirmaram que o Rede Cozinha Cidadã evitou a falência do negócio.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Distribuição na rede socioassistencial

Na rede socioassistencial, a Prefeitura afirma que fornece mais 235.288 refeições diárias à população mais vulnerável atendida em equipamentos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

– Em média, 136.380 refeições por dia nos CCA’s (Centro para Crianças e Adolescentes);

– Em média, 8.160 refeições por dia nos CJ’s (Centro para a Juventude);

– Em média, 9.900 refeições por dia nos SAICA’s (Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes)

– Em média, 500 refeições por dia nas Casas Lar;

– Em média, 69.392 refeições por dia nos Centros de Acolhimento;

– Em média, 10.956 refeições por dia nos Núcleos de Convivência.