23 julho 2023 em Infraestrutura E Obras
Meta da Prefeitura de São Paulo é concluir 300 obras até o fim de 2024
A Prefeitura de São Paulo tem uma previsão orçamentária de R$ 650 milhões para investimento na recuperação e manutenção de pontes e viadutos na cidade. O objetivo é concluir 300 obras até o fim de 2024, superando as expectativas do Programa de Metas 2021-2024.
Iniciado em novembro de 2018, a iniciativa busca, segundo a Prefeitura, estabelecer uma cultura de inspeções rotineiras e manutenções preventivas, visando à integridade e prolongamento da vida útil das estruturas.
A atual gestão municipal informa também que ligações importantes em todas as regiões da cidade não haviam passado por avaliações aprofundadas nem por manutenção preventiva.
Um exemplo foi identificado no Viaduto General Olímpio da Silveira, localizado na avenida Pacaembu, na zona oeste. Construído em 1939, a estrutura apresentou problemas devido a impactos causados por acidentes, resultando na proibição do tráfego de caminhões e no início das obras de recuperação em 2019, que estão agora em fase final.
Obras de reforço e recuperação estrutural de outros viadutos e pontes importantes da cidade também estão em etapa de finalização, com investimento direto de R$ 62,8 milhões. Novas tecnologias, como a utilização da fibra de carbono nos reforços, proporcionam maior resistência às estruturas sem aumentar o peso, de acordo com a Prefeitura.
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Quero receber!Plataformas suspensas (QuickDeck) também foram instaladas para executar os trabalhos sob os tabuleiros dos viadutos e pontes, evitando a necessidade de interdições em vias importantes.
Para correção de fissuras no pavimento, estão sendo usados juntas asfálticas, resina epóxi e pó de quartzo. O programa abrange ainda túneis, nos quais obras emergenciais já foram concluídas e a contratação de vistorias estão em andamento para inspecionar 29 túneis e passagens subterrâneas.
Até o momento, foram investidos R$ 264 milhões. Para a próxima etapa do programa, a Prefeitura lançou licitações para 53 obras em vias estratégicas, incluindo a Ponte Bernardo Goldfarb, o Viaduto Incinerador Vergueiro, a Ponte Vitorino Goulart, o Viaduto Santa Efigênia e a Passarela Professor Dr. Emílio Athié. Atualmente, há 28 obras simultâneas em andamento e outras 215 em processo de contratação.