2 agosto 2023 em Cultura

Dicas de peça de teatro, exposições, cinema e shows em equipamentos da Prefeitura de São Paulo

A programação cultural do mês de agosto de São Paulo está repleta de atrações nos equipamentos da Prefeitura. Entre elas estão as peças “O Dragão Dourado”, uma tragicomédia que aborda a exclusão social, e “O Samba da Pauliceia e Sua Gente”, que revive a história do samba na cidade. A exposição “Profundus, Sertanus, Incantatus” apresenta obras inspiradas na música de Elomar Figueira Mello. Os shows incluem a cantora Mirianês Zabot interpretando canções de seu álbum mais recente e o animado “Clube do Balanço e Simoninha”. Os cinéfilos podem desfrutar de um mini documentário e curtas-metragens do Festival Kinoforum. Confira mais detalhes da programação. 

 

TEATRO

 

O Dragão Dourado

Com a dramaturgia premiada mundialmente de Roland Schimmelpfennig, a peça é uma tragicomédia que discute a exclusão. A partir do recorte da comunicação como fronteira basilar nas relações de poder, Dagoberto dirige um elenco composto por cinco atores ouvintes e uma atriz surda para falar sobre a invisibilização social. A montagem explora a fábula da cigarra e da formiga como uma poderosa metáfora das relações estabelecidas entre os personagens.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Local: Teatro Alfredo Mesquita — Av. Santos Dumont, 1770, Santana. Horários: Sex./sáb.: 21h; dom.: 19h. Até 20 de agosto. Grátis.

 

O Samba da Pauliceia e Sua Gente

A peça mergulha na história do samba de São Paulo e nas transformações urbanas que afetaram os locais emblemáticos do samba na cidade. A trama se desenrola durante os momentos finais da Vila Primavera, uma fictícia comunidade paulistana do samba que está prestes a ser despejada para dar lugar ao suposto progresso da cidade.

Locais e datas: 

– Teatro Cacilda Becker — R. Tito, 295, Lapa. Qui./sáb.: 21h; dom.: 19h. Grátis.

– Teatro Artur Azevedo (Sala Multiuso) – Av. Paes de Barros, 955, Mooca. De 17 a 20 de agosto. Qui./sáb.: 21h; dom.: 19h. Grátis.

– Teatro Paulo Eiró — Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro. De 24 a 27 de agosto. Qui./sáb.: 21h; dom.: 19h. Grátis.

 

EXPOSIÇÃO

 

Profundus, Sertanus, Incantatus

No final dos anos 1970, o artista plástico Júlio Veredas ficou profundamente encantado pela obra do músico e compositor Elomar Figueira Mello, ao ganhar uma fita cassete com suas músicas. Elas contavam com um dialeto próprio e uma sonoridade que estabelecia um novo paradigma para a música erudita brasileira. Sua aproximação com a obra de Elomar fez com que se iniciasse ali uma série de obras artísticas atravessadas pela musicalidade do músico, reunidas na exposição Profundus, Sertanus, Incantatus.

Local: Centro Cultural São Paulo — Rua Vergueiro, 1000, Paraíso. Horários: Ter./Dom.: 10h/22h. Grátis. Até 23 de agosto.

 

TEXTO

A exposição é um trabalho que promete envolver os visitantes em uma experiência profunda, refletindo sobre o poder da palavra e sua conexão com a arte. O artista Thiago Honório, conhecido por sua abordagem criativa e conceitual, convida o público a mergulhar em suas próprias reflexões e interpretações.

Local: Capela do Morumbi — Av. Morumbi, 5387, Morumbi. Horários: Ter./Dom.: 9h/17h. Grátis. Até 1º de outubro.

 

SHOWS

 

Mirianês Zabot canta Gonzaguinha com Xondaros

A cantora Mirianês Zabot está realizando um espetáculo onde entoa canções de seu mais recente álbum intitulado “Mirianês Zabot canta Gonzaguinha – Pegou um Sonho e Partiu”. Acompanhada pelo pianista Elias Jó, ela interpreta músicas como “Sangrando”, “Espere por mim Morena” e “Com a perna no Mundo”. Com uma voz distinta e versátil, Mirianês Zabot é uma intérprete dos mais diversos estilos da MPB.

Local: Casa de Cultura Santo Amaro — Manoel Mendonça. Praça Dr. Francisco Ferreira Lopes, 434, Santo Amaro. Data: Sab. (18/8) às 19h. Grátis. Duração: 60 minutos.

 

Clube do Balanço e Simoninha

O Clube do Balanço é um grupo musical brasileiro de samba-rock, fundado em 1999 e idealizado por Marco Mattoli. Os vocais são comandados por Tereza Gama. Em 2001, o grupo lançou seu primeiro álbum “Swing & Samba-rock”, contando com participações especiais de artistas como Ivo Meirelles, Seu Jorge, os irmãos Wilson Simoninha (que estarão no show realizado no CCN), Max de Castro, Marku Ribas, Bebeto e Luís Vagner. O álbum foi definido pelos integrantes da banda como “o fruto de uma feliz, divertida e inusitada formação de uma comunidade artística, com o objetivo de redescobrir e revigorar esse tal de samba-rock”.

Local: Centro de Culturas Negras — R. Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara. Data: Sáb. (12/8) às 19h. Duração: 180 minutos. Grátis.

 

CINEMA

 

Cine Memória com Danielle

O mini documentário narra a história dos moradores do bairro Jd. das Laranjeiras, em São Mateus. Produzido pelos próprios moradores, o documentário busca preservar suas histórias e memórias, destacando como construíram o lugar que chamam de lar. Após a exibição, haverá uma roda de conversa para resgatar memórias dos moradores do território, desde os mais antigos até os mais recentes, gravando essas histórias e memórias com recursos audiovisuais para exibição no local e nas redes sociais.

Local: Casa de Cultura São Rafael — R. Quaresma Delgado, 354, Jardim Vera Cruz. Data: Qui. (24/08) às 14h. Grátis. Duração: 50 minutos.

 

Curtas Infantojuvenis do Festival Kinoforum (Cineclube)

O festival é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem no mundo. Realizado desde 1990, a cada ano são selecionados cerca de 200 produções de uma ampla gama de países, procurando representar a diversidade e a variedade da produção de curta-metragem no mundo, e ampliar o diálogo do audiovisual internacional com a produção latino-americana.

Local: Vila Itororó — R. Maestro Cardim, 60, Bela Vista. Data: Sáb. (18/8) às 14h. Duração: 60 minutos. Grátis.