3 agosto 2023 em Desenvolvimento Econômico
Inscrições estão abertas até 8 de agosto; veja como participar
Estão abertas até o próximo dia 8 de agosto as inscrições para habilitação e incubação de 50 cooperativas de reciclagem da cidade de São Paulo. A iniciativa do programa SP Coopera, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, busca impulsionar o setor de coleta de resíduos recicláveis no município.
O SP Coopera é um programa de apoio ao cooperativismo, que atua para geração de renda voltada ao desenvolvimento de cooperativas, cooperados e empreendimentos coletivos por meio da qualificação, orientação técnica, incubação e assistência educativa e socioemocional.
Para habilitação, serão selecionadas 30 cooperativas, que vão receber o apoio do programa em diversos eixos, como suporte técnico de especialistas da área e compra de equipamentos de proteção individual. Desse total, 20 ainda serão beneficiadas com o pagamento do aluguel do espaço de trabalho.
Na área da incubação, estão sendo destinadas 20 vagas para promover o desenvolvimento, melhoria do desempenho e sustentabilidade econômica das cooperativas em estágios iniciais e prepará-las para o processo de habilitação na Prefeitura.
A incubação será realizada de outubro de 2023 a março de 2024. Nesse período, os participantes contarão com apoio técnico com consultorias, atividades de capacitação e qualificação profissional e integração e cooperação entre as iniciativas selecionadas
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Cada cooperativa vai trabalhar em parceria com um analista, que realizará visitas técnicas presenciais uma vez por semana para apoiar a cooperativa no período de seis meses.
Como participar
As cooperativas interessadas na habilitação devem preencher requisitos como estar em São Paulo; não possuir fins lucrativos; ser constituída por maioria de cooperados de baixa renda; ter o número mínimo de sete cooperados para cooperativas de trabalho, ou 20 membros no caso de cooperativas tradicionais; contar com esteira ou bancada de separação de resíduos, balança digital e prensa.
Para se inscrever, os interessados devem entregar plano de trabalho que consta do edital preenchido até 8 de agosto, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, na avenida São João – 473, 5º andar, das 10h às 16h. Após o procedimento, a comissão de seleção terá o prazo de dez dias corridos, contados a partir do encerramento do período de envio da documentação, para análise dos dados apresentados.
Incubação
Além da residência em São Paulo, os candidatos precisam atender a critérios como ser uma organização de catadores (formal ou informal); não estar credenciada ao Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Cidade de São Paulo; ter um grupo de membros ativos de no mínimo sete pessoas e uma forma de trabalho no modelo cooperativista.
Também podem participar grupos formais e informais, ou seja, cooperativas, associações, além de grupos que trabalhem coletivamente na coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis e que tenham interesse em receber apoio para organizar o trabalho.
As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário. De acordo com a Smdet, todas as organizações inscritas receberão visitas da equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, instituição parceira do programa SP Coopera, para verificação de dados e levantamento de informações adicionais para o processo de seleção.