11 agosto 2023 em Urbanismo

Estudo identifica oportunidades de melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente

Até o dia 28 de agosto, moradores de 11 distritos da zona leste podem dar suas contribuições para o Plano de Intervenção Urbana (PIU) Arco Leste, que está em sua segunda fase de desenvolvimento. São eles: Belém, Tatuapé, Vila Maria, Penha, Ponte Rasa, Cangaíba, Ermelino Matarazzo, Vila Jacuí, São Miguel, Vila Curuçá e Itaim Paulista.

Para participar, existem três formas, igualmente válidas:

  1. Acessar, na consulta pública on-line, a apresentação sobre o PIU, mapas e quadros que mostram as intervenções sugeridas e, então, enviar a sua contribuição;
  2. Responder um questionário on-line para indicar problemas e soluções para a região em que mora;
  3. Preencher o formulário de forma manual, em uma das subprefeituras contempladas (Itaim Paulista, São Miguel, Ermelino Matarazzo, Penha, Vila Maria/Vila Guilherme e Mooca), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Além da consulta pública, a Prefeitura afirma que serão promovidos diálogos com a sociedade civil organizada e com os conselhos participativos locais. Ainda segundo a administração municipal, as contribuições serão consolidadas em Planos de Ação Integrada, que serão submetidos a nova rodada de diálogos e a nova consulta pública.

O que são os PIUs

O PIU é um estudo elaborado pela Prefeitura de São Paulo para identificar possibilidades de melhorias em habitação, mobilidade, desenvolvimento econômico e meio ambiente. Sua proposição atende ao Plano Diretor Estratégico (PDE), que determina a elaboração de PIUs para áreas que compõem a Macroárea de Estruturação Metropolitana (MEM), de papel estratégico na reestruturação urbana da cidade.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Entre as iniciativas que podem ser articuladas a partir deles estão a provisão habitacional; implantação de equipamentos públicos (como CEUs, escolas e UBS); requalificação de calçadas, parques e praças; parques e corredores verdes; ciclovias; recuperação de córregos e apoio à implantação de corredores de ônibus e à construção de hidrovia e portos fluviais no Rio Tietê.

Segundo a Prefeitura, no caso do PIU Arco Leste, as ações propostas terão como prioridade a redução da precariedade habitacional; a ampliação do acesso da população à rede de serviços públicos; o equilíbrio entre empregos e moradias; o fortalecimento e expansão de novas centralidades locais nas áreas mais povoadas e menos providas de ofertas de trabalho; o incentivo a modos de transporte não motorizados (pedestres e ciclistas) e associados ao transporte coletivo.

O Arco Leste definido pelo PDE abrange uma área de 4.536 hectares e distritos das subprefeituras Mooca, Vila Maria-Vila Guilherme, Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel e Itaim Paulista. Por essa região, passam uma linha de Metrô (Linha 3-Vermelha), três linhas de trem da CPTM (Linha 11-Coral, Linha 12-Safira e Linha 13-Jade), terminais de ônibus e faixas exclusivas.