12 agosto 2023 em Mobilidade Urbana

Objetivo do programa da Prefeitura é impulsionar o uso de bicicletas em São Paulo

Os serviços de aluguel de bicicletas já são bem conhecidos na cidade de São Paulo. Mas que tal pegar uma magrela emprestada sem pagar nada? A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Seme), em parceria com a Associação Brasileira de Ciclomobilidade (ABC), promove o projeto Pedal Sampa, que oferece o empréstimo de bicicletas gratuito até 2024.

No primeiro dia de ativação do programa (6/8), 334 pessoas pedalaram gratuitamente. O empréstimo pode ser feito aos domingos e feriados, entre os meses de agosto de 2023 e fevereiro de 2024, das 8h às 16h, em seis locais diferentes, abrangendo todas as regiões de São Paulo (confira abaixo). Cada local conta com 120 bicicletas dos modelos MTB em aros 29, 26 e 20, além dos modelos “balance” infantil e triciclo infantil.

As bicicletas devem ser utilizadas apenas na ciclofaixa, ciclovia ou parque. O empréstimo tem duração de uma hora, podendo ser renovado caso não haja fila de espera. Idosos, crianças e pessoas com mobilidade reduzida têm prioridade, com uma quantidade de bicicletas reservadas estabelecida conforme a procura no local.

Oficinas

Nos locais de empréstimo, existem monitores para fornecer o apoio necessário. Além disso, são oferecidas oficinas para quem quiser aprender a fazer pequenos consertos. Nas aulas, os participantes aprendem a realizar reparos simples e de emergência, como calibragem de pneus, regulagem de câmbio e freio, além de receberem dicas sobre os componentes das bicicletas e sobre como pedalar com segurança.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Para o empréstimo ou a utilização da oficina, não é necessária inscrição prévia. Basta comparecer em cada um dos locais com um documento original e com foto, válido em território nacional, onde serão solicitados dados pessoais, como RG, CPF, meios de contato, aceite ao termo de responsabilidade e deixar o documento enquanto utiliza a bicicleta.

Segundo a Prefeitura, o programa visa ao desenvolvimento de atividades e ações voltadas para o esporte educacional, promovendo a inclusão social de crianças, jovens e idosos. Confira abaixo os pontos que oferecem o serviço:

 

Zona leste

 

Centro Esportivo Tiquatira | CEE Luiz Martinez

Avenida Governador Carvalho Pinto, 2 – Tiquatira

Parque do Carmo

Avenida Afonso de Sampaio e Sousa, 951 – Itaquera

 

Zona oeste

 

Centro Esportivo Butantã | CEE Solange Nunes Bibas

Rua Dr. Ernâni da Gama Corrêa, 367 – Butantã

 

Zona norte

 

Centro Esportivo Jd. São Paulo | CEE Alfredo Ignácio Trindade

Rua Viri, 425 – Jardim São Paulo

 

Zona sul

 

Parque Praia do Sol

Avenida Atlântica, 3100 – Capela do Socorro

 

Centro

 

Rua Vergueiro

Em frente ao nº 2850, entre as estações Ana Rosa e Vila Mariana do Metrô