12 agosto 2023 em Saúde
"Agosto Dourado" destaca os benefícios da amamentação na promoção da saúde pós-parto
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Prefeitura de São Paulo, lançou a campanha “Agosto Dourado”, dedicada ao incentivo à amamentação. A iniciativa busca destacar os benefícios do aleitamento materno, ressaltando seu papel na redução da mortalidade infantil e na promoção da saúde pós-parto.
Entre as vantagens da amamentação, destacam-se a redução da mortalidade neonatal, a contribuição para a diminuição do sangramento pós-parto e no retorno mais rápido do útero ao estado normal, bem como na melhora do desempenho cognitivo e na saúde geral da criança. Além de suprir as necessidades nutricionais do bebê, a amamentação cria vínculos emocionais entre mãe e filho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o aleitamento materno deve ser exclusivo durante os primeiros seis meses e continuado, com outros alimentos, até pelo menos dois anos.
A Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) ressalta que o aleitamento materno precoce, iniciado dentro da primeira hora após o nascimento, protege os recém-nascidos contra infecções gastrointestinais e estimula a produção de hormônios necessários para manter a oferta de leite, criando um ciclo de alimentação saudável para o bebê.
Muitas mães, no entanto, enfrentam desafios e inseguranças ao iniciar o processo de amamentação. Uma questão comum é a dificuldade do bebê em manter a pega correta do seio.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Segundo Helina Reis Pinto, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Alípio Corrêa Netto, em Ermelino Matarazzo, essa dificuldade muitas vezes ocorre devido a concepções equivocadas, como a crença de que o bebê deve mamar diretamente no mamilo. Na verdade, a amamentação eficaz envolve o bebê abocanhar uma parte significativa da aréola, o que previne desconfortos e lesões. Essa técnica é ensinada na maternidade.
Saiba como doar leite materno
A Prefeitura aproveita a campanha Agosto Dourado para conscientizar sobre a importância da doação de leite humano para beneficiar bebês que necessitam de cuidados especiais.
A rede municipal de saúde conta com três Bancos de Leite Humano (BLH), situados nos hospitais e maternidades Cachoeirinha, Ermelino Matarazzo e Campo Limpo, nas zonas norte, leste e sul da cidade, respectivamente.
Em 2022, esses bancos coletaram mais de 3.500 litros de leite, provenientes de aproximadamente 2.200 doadoras, beneficiando mais de 2.700 bebês. Este ano já foram coletados 1.564 litros, que auxiliaram no cuidado de mais de 1.300 recém-nascidos.
Kamilla Mateos Peres frisa como o banco de leite foi fundamental para a saúde de sua filha Eloá Victória, de 2 meses, que nasceu com uma condição rara, conhecida como síndrome de Pierre Robin, uma anomalia congênita caracterizada por micrognatia, quando a mandíbula é pouco desenvolvida; glossoptose, que é a língua deslocada para trás.
No primeiro mês, o leite de Kamilla secou porque Eloá não conseguia mamar. “O banco de leite tem sido essencial para minha filha durante esse processo.”
Como doar
As mães interessadas em doar leite podem entrar em contato por telefone com o BLH mais próximo ou ir diretamente às unidades localizadas nos hospitais municipais. Podem doar tanto as mães que ainda estão nas maternidades quanto aquelas que já estão amamentando em casa e possuem leite excedente.
Para ser elegível para a doação, as interessadas devem atender a alguns critérios, como ter produção de leite excedente, não ter recebido transfusão de sangue nos últimos 12 meses, não apresentar doenças infecciosas, não fumar, não ingerir álcool, drogas ilícitas ou medicamentos incompatíveis com amamentação e doação.
Os Bancos de Leite Humano da cidade estão nos seguintes endereços:
Hospital Municipal Maternidade-Escola Vila Nova Cachoeirinha: Avenida Dep. Emílio Carlos, 3100 – Vila Nova Cachoeirinha, zona norte. Telefone: (11) 3986-1011.
Hospital Municipal Fernando Mauro Pires da Rocha: Rua Thereza Mouco de Oliveira, 71 – Vila Maracanã – Campo Limpo, zona sul. Telefone: (11) 3394-7678.
Hospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Netto (Ermelino Matarazzo): Alameda Rodrigo de Brum, 1989 – Ermelino Matarazzo, zona leste. Telefone: (11) 3394-8046/8153.