16 agosto 2023 em Assistência Social

Espaço oferece cuidados a portadores de deficiência em parceria com organização da sociedade civil

O bairro de Pinheiros, na zona oeste, recebeu sua primeira Residência Inclusiva (RI), uma iniciativa para a inclusão social. A moradia é resultado da parceria da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos e oferece dez vagas.

Segundo a Prefeitura de São Paulo, para receber os moradores, os ambientes da residência foram adaptados conforme as normas de acessibilidade, incluindo espaços para a circulação de cadeiras de rodas, banheiros acessíveis, sinalização tátil, informações em Braille e designs universais. Os espaços contam também com quartos e banheiros adaptados no térreo.

Na residência, jovens e adultos portadores de deficiências (intelectuais, sensoriais, físicas, múltiplas e Transtorno do Espectro Autista – TEA), que foram abandonados por suas famílias ou possuem vínculos familiares fragilizados, recebem cuidados especializados por meio de uma equipe multidisciplinar.

Equipe

Essa equipe inclui cuidadores, cozinheiros, agentes operacionais, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é auxiliar essas pessoas em suas atividades diárias, como alimentação e higiene, uma vez que elas se encontram em situação de dependência e podem ser beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC), mas não possuem recursos para sustento próprio ou apoio familiar.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

A residência propõe ainda uma variedade de atividades, como oficinas de arte, música e autocuidado, além de atividades culturais e passeios, que estão planejadas para os acolhidos. Essas ações visam promover a integração na comunidade, participação social, autonomia e independência dos residentes em suas rotinas diárias. Além disso, a iniciativa busca fortalecer os laços familiares, visando a reintegração ou a convivência saudável.

Parceria

A OSC Serviços Assistenciais Senhor Bom Jesus dos Passos, que opera em conjunto com a Prefeitura, recebe um repasse mensal de R$ 138.762,10 para oferecer uma variedade de serviços sociais.

A organização, agora, conta com 16 serviços em parceria com a Smads, sendo: oito Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA); um Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF); dois Centro de Acolhida para Adultos (CA); dois RI’s; um Núcleo de Convivência para Adultos em Situação de Rua e dois CA’s Emergenciais durante a Operação Baixas Temperaturas (OBT).   

A SMADS dispõe, atualmente, de 14 RI’s distribuídas em diferentes regiões da cidade, que totalizam 269 vagas.  Na região de Pinheiros, ao todo, são 20 serviços da rede socioassistencial.