17 agosto 2023 em Desenvolvimento Econômico

Ferramenta da Prefeitura de São Paulo voltada à busca por empregos tem média diária de 1.828 acessos

O número de usuários do Portal Cate cresceu 41% no últimos 12 meses. Até o dia 4 de agosto, 330 mil contas estavam ativas na plataforma digital do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate), da Prefeitura de São Paulo. Lançado em 2019, o site é voltado a pessoas que procuram vaga de emprego ou recolocação no mercado de trabalho.  

Dos 289.469 usuários que informaram a idade, a maioria tem idade entre 30 e 59 anos (52%), segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Smdet). Em seguida, vem o público de 18 a 24 anos (40%). 

No histórico de trabalho, 203.416 que se cadastraram no site afirmam estar desempregados, 42.515 declaram estar empregados e 40 mil procuram uma oportunidade. Entre os que preencheram o local de residência no cadastro, cerca de 268 mil estão na Capital paulista e 21 mil moram em outras localidades.  

Atualmente, o portal tem média diária de 1.828 acessos. Criada diante da necessidade de modernizar o sistema e promover a inclusão social, a ferramenta se tornou peça-chave durante a pandemia de Covid-19, segundo a Prefeitura de São Paulo.  

Vagas 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Na plataforma, o usuário pode pesquisar oportunidades de emprego de acordo com o seu perfil e acessar informações como salário, carga horária, requisitos e benefícios. Com cerca de 1,3 mil empresas cadastradas, as vagas disponíveis no site são captadas do sistema de unidades presenciais do Cate.  

Nessa área, o cidadão consegue criar um currículo digital para se candidatar a entrevistas. Além disso, o Portal Cate conta com um sistema de notificações de vagas, no qual o usuário pode optar por receber alertas de oportunidades por e-mail. 

Cursos on-line 

Mais de 400 mil pessoas já acessaram os cursos gratuitos ofertados pelo portal. Com duração variada entre 3 horas e 40 horas,  as 126 capacitações estão divididas nas áreas de saúde e bem-estar, tecnologia, gestão, empreendedorismo e trabalho, gastronomia, meio ambiente e sustentabilidade e economia criativa. Entre eles, postura e imagem profissional, edição de vídeo e técnicas de expressão verbal. Confira a lista

10 cursos mais acessados no Portal Cate 

  • Assistente Administrativo
  • Técnicas da Expressão Verbal
  • Preciso trabalhar, e agora?
  • Excel 2010
  • Postura e imagem profissional
  • Princípios básicos de gastronomia
  • Assistente de Logística
  • Boas Práticas de Manipulação de Alimentos – Promovendo a Qualidade
  • Microsoft Word 2010
  • Administração na prática

Dicas

Como construir autonomia nos estudos on-line? Como complementar sua renda com bolo de pote? Se você procura uma dica para potencializar os empreendimentos, o Portal Cate tem uma área dedicada a histórias de sucesso e orientações voltadas ao empreendedorismo. Na plataforma, encontram-se também informações sobre formalização do MEI,  programas de apoio ao empreendedor e capacitações para desenvolver negócios. 

Cadastro

Para se cadastrar no Portal Cate, o interessado deve ter 16 anos de idade para preencher o formulário. Nele, o cidadão precisa informar nome completo, e-mail e telefone celular ou fixo. O cadastro é essencial para elaborar o currículo e se candidatar a vagas disponíveis.