23 agosto 2023 em Gestão

Programa da Prefeitura de São Paulo já capacitou cerca de 2 mil servidores públicos

Uma sigla ali, outro termo técnico aqui. A depender das escolhas, a linguagem falada ou escrita dificulta a compreensão do conteúdo. Para tornar a comunicação mais acessível, a Prefeitura de São Paulo implementou o Programa Municipal de Linguagem Simples em 2019.

Além de capacitar servidores públicos, a iniciativa ajuda os órgãos a simplificar os documentos, como os materiais informativos sobre a Covid-19.

De acordo com o decreto que instituiu o programa, a linguagem simples é a forma de comunicação usada para transmitir informações de maneira objetiva e inclusiva, facilitando a compreensão do público alvo. 

Desenvolvida pelo Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura, a iniciativa também realiza eventos temáticos. Desde 2019, cerca de 2 mil servidores municipais foram capacitados e mais de 60 oficinas realizadas.

Em junho, o Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura lançou o guia “Como fazer oficinas de Linguagem Simples?”, no Museu da Língua Portuguesa. O laboratório é também um dos idealizadores da Rede de Linguagem Simples Brasil, que reúne iniciativas ligadas ao assunto. 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Segundo a coordenadora do Linguagem Simples, Mar Alves, a linguagem adotada pelo setor público, com siglas e jargões, pode dificultar o acesso às políticas públicas.

Mais de 80% das cartas de serviço do SP156 atendem ao princípio de linguagem simples, segundo Fabiana Valerio, supervisora do setor. Servidora há mais de dois anos, ela participou de duas capacitações, o suficiente para o assunto virar parte da rotina.

“Quando estou lendo uma informação, fico pensando como poderia ser mais simples e contemplar mais pessoas”, conta.  

O processo de simplificação começa com o diagnóstico do documento para entender o contexto e o público-alvo, sugerir mudanças no texto de acordo com a linguagem simples e identificar a estrutura e a hierarquia das informações. Depois, o material passa por um processo de ajuste e uma fase de teste com o público-alvo até chegar à versão definitiva. 

Curso EAD 

Com carga horária de 20 horas, o curso “Linguagem simples aproxima o governo das pessoas. Como usar?”, desenvolvido pela Prefeitura e ofertado pela Escola Virtual, é destinado a agentes públicos ou outras pessoas interessadas na temática, independentemente do setor.  Mais de 12,7 mil pessoas participaram do curso em diferentes Estados do País.