25 agosto 2023 em Esportes E Lazer, Meio Ambiente
Reformas preservaram as estruturas e características antigas com um investimento de R$ 4 milhões
O Parque Chácara das Flores, no Itaim Paulista (zona leste), foi reaberto ao público no dia 19 de agosto, após um período fechado para reformas.
Com investimento de R$ 4 milhões da Prefeitura, o projeto de arquitetura preservou as estruturas e características da antiga chácara, além de conservar a edificação da olaria, construída no início do século 20. Antes de fechar, há cerca de um ano, o parque recebia, em média, cinco mil visitas por mês.
Em conjunto com essas transformações, as articulações entre as secretarias municipais do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) e Cultura (SMC) resultaram na implantação da Escola Municipal de Iniciação Artística (EMIA), que ocupará a partir de agora o parque com o programa pedagógico voltado às artes para crianças da região.
Os edifícios passaram por reformas gerais, revelando suas formações antigas. O projeto arquitetônico incorporou à linguagem visual da EMIA com cores quentes aplicadas nas estruturas e componentes construtivos das edificações, utilizando materiais com transparência em sua composição.
Conversadeiras
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O desenho dos mobiliários, segundo a Prefeitura, pretende reaproximar as pessoas, incentivar o diálogo e sociabilidades com as novas conversadeiras (bancos com encosto sob a sombra com revestimento em madeira), além de bebedouros. Soma-se a isso a implantação do sistema de iluminação com postes baixos e lâmpadas na cor amarela, que não agridem a fauna do local.
Também foram implantados novos equipamentos de uso coletivo, como os dois parquinhos infantis, enquanto outros foram requalificados, como o mirante das copas das árvores, caminhos que permeiam o bosque, a quadra poliesportiva e sua arquibancada, sanitários públicos, centro de convivência e o largo. O acesso do parque ganhou ainda uma edificação destinada à zeladoria.
Além dos acessos, pisos e caminhos pela área verde, o projeto contém alguns detalhes, como:
- O edifício da olaria, que manteve sua volumetria original substituiu o telhado, teve uma nova pintura e iluminação.
- O Centro de Convivência passou por substituição do telhado e reforma de suas infraestruturas.
- A administração teve melhorias, pinturas, instalação de novas infraestruturas, substituição do telhado e requalificação do largo de acesso.
- O mirante recebeu novo mobiliário e sua altura foi alterada para oferecer maior sensação de estar em meio às árvores.
- A edificação da EMIA passou por melhorias, instalação de novas infraestruturas, pinturas e acabamentos que valorizam as artes e o conforto.