9 setembro 2023 em Saúde

Obras estão previstas para começar até o fim do ano; investimento é de R$ 12,5 milhões

A Vila Prudente, na zona leste da Capital, vai receber uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funcionará na avenida Alberto Ramos 24 horas por dia. O equipamento terá capacidade para cerca de 13 mil atendimentos mensais e as obras estão programadas para começar até o fim deste ano, segundo a Prefeitura de São Paulo.

O investimento previsto é de R$ 12,5 milhões. A unidade vai atender demandas de urgência e emergência em uma área que abrange uma população estimada de 538 mil habitantes.

A nova UPA será do tipo 3, de porte maior. Serão sete consultórios médicos, um odontológico, uma sala de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação, além de uma sala para ecocardiograma (ECG), outra para raio-X e uma para coleta de exames.

Estrutura

O posto terá também, de acordo com a Prefeitura, 27 leitos, incluindo sala de emergência com sete leitos, 15 leitos de observação para adultos e cinco para crianças. Haverá, ainda, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo. A gestão da UPA ficará a cargo da Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM/Pais).

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 24 UPAs em funcionamento, sendo a UPA 3 Carrão, localizada na zona leste, a mais recente a ser inaugurada. Entregue em 25 de agosto, essa unidade tem capacidade para realizar aproximadamente 15 mil atendimentos por mês, com uma equipe de 385 profissionais.