13 setembro 2023 em Desenvolvimento Econômico

POT Redenção oferece bolsa-auxílio e cursos voltados à reintegração social e profissional

Dependentes químicos em recuperação atendidos pelo Programa Operação Trabalho – POT Redenção, da Prefeitura de São Paulo, contam agora com curso de formação em gastronomia. O objetivo da ação é criar oportunidades de reinserção social e profissional.

O beneficiário do POT Redenção recebe uma bolsa-auxílio de R$ 923,95 para quatro horas diárias de atividades, totalizando 20 horas semanais, que incluem frente de trabalho, capacitação técnica e formação pessoal.

O programa permite a permanência por até dois anos e, segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), resultou em 60 inserções no mercado de trabalho formal e outras 185 no mercado informal nos últimos 12 meses.

Os participantes também recebem tratamento nos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial e, de agosto de 2022 a agosto deste ano, 118 retornaram ao convívio familiar e 162 conseguiram moradia, segundo a SMDET.

Formação gastronômica

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

As aulas de gastronomia são ministradas em oito cozinhas experimentais localizadas no Sistema Integrado de Acolhida Terapêutica. Nelas, os dependentes em situação de vulnerabilidade e risco social, podem aprender a preparar suas próprias refeições. A Prefeitura informa que investiu R$ 580 mil na instalação das cozinhas.

A SMDET diz também que as aulas abordam maneiras eficientes de combater o desperdício de alimentos. As atividades de reaproveitamento são realizadas em parceria com feiras livres nas cinco regiões do município atendidas pelo POT Redenção.

“Esse curso tem me dado foco e direção para concluir meus projetos. Estou gostando muito da parte de panificação e, se eu me sair bem, vou seguir nesse ramo”, diz Alex Carlos Santos, que concluiu algumas fases do ciclo de culinária.

 

POT Redenção foi ampliado

O POT Redenção já atendeu a 2.418 pessoas desde o seu início, em 2019, de acordo com a administração municipal. Em maio deste ano, o programa ampliou o número de vagas oferecidas para mil e abriu dois novos pontos, totalizando oito sedes. Além da formação em gastronomia, existem outras modalidades de frente de trabalho. São elas: 

  • higienização e limpeza
  • paisagismo e revitalização
  • horta e compostagem
  • serviços e reparos
  • reciclagem
  • construção de mobiliário com reutilização de madeira
  • construção de luminárias
  • confeitaria e panificação
  • auxiliar de cozinha 

O POT Redenção é gerenciado pela Fundação Porta Aberta, selecionada via edital. A equipe técnica é composta por 130 profissionais, incluindo agentes de ação social, educadores técnicos, assistentes de coordenação/psicólogos, assistentes sociais, psicólogo, assistentes de serviços gerais, técnicos administrativos, entre outros.