17 setembro 2023 em Urbanismo
Obra foi entregue no dia 13 de setembro em área antes subutilizada
Foi entregue no último dia 13 de setembro o Belvedere Roosevelt, espaço público de lazer e convivência instalado em uma área antes subutilizada e isolada da Praça Roosevelt, após o cruzamento da rua Augusta, no centro da cidade. O investimento da Prefeitura de São Paulo na obra foi de R$ 4,3 milhões.
O Belvedere oferece uma arquibancada para descanso, acesso para food truck, iluminação, novo piso, bicicletário e jardins para absorção de chuva. A Subprefeitura Sé será a responsável pela zeladoria do espaço.
Uma escultura em formato de árvore que se move de acordo com o fluxo do vento foi instalada no Belvedere. O novo equipamento também presta homenagem à arte de rua com grafites temáticos do artista Gabriel Nunes nas áreas com vista para o Viaduto Júlio de Mesquita Filho e para a Praça Roosevelt.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Segundo a Prefeitura, parte do entulho do local foi usado na obra para reduzir o descarte de resíduos sólidos. O espaço ganhou árvores nativas para a composição de um ecossistema propício para a região. Um dos muros voltados ao Viaduto Júlio de Mesquita Filho recebeu vegetação da espécie unha-de-gato.
Para oferecer maior segurança nas travessias, foi pintada uma faixa de pedestre elevada na Rua Augusta em frente ao espaço inaugurado hoje.
A escadaria lateral foi requalificada. Ela começa na rua Augusta e vai até o Viaduto Júlio de Mesquita Filho, servindo como conexão para os pedestres acessam o sacolão Avanhandava e o corredor de ônibus da avenida Nove de Julho. Essa área do Belvedere recebeu jardins de chuva capazes não só de absorver a água, mas também de filtrá-la.