18 setembro 2023 em Inovação E Tecnologia

Unidades fazem, em média, cerca de 100 mil atendimentos por mês nas 5 regiões da cidade

Em 2007, Rodrigo Muniz, hoje com 34 anos, tinha terminado o ensino médio e procurava emprego. Resolveu fazer um curso de informática, mas, no início, sentiu muita dificuldade.

Recebeu então a indicação de um agente de inclusão digital do programa Telecentro, da Prefeitura de São Paulo, para passar por um processo de capacitação na área em uma unidade que ficava a 200 metros da casa dele, no Jardim Julieta, zona norte.  

Muniz topou e as visitas frequentes ao Telecentro acabaram direcionando sua carreira. Desde 2008, ele atua como agente de inclusão digital do programa. Já passou por onze unidades.

“A gente atende a pessoas que, assim como eu, não tinham conhecimento de informática”, diz Muniz.

“Não é só inclusão digital, é inclusão social”, destaca. As palavras do agente resumem o propósito da iniciativa criada em 2001 pela administração municipal. 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Hoje, São Paulo conta com 141 unidades do Telecentro espalhadas pelas cinco regiões da cidade. No total, elas prestam, em média, cerca de cem mil atendimentos por mês. Funcionam, em geral, das 9h às 18h, de segunda a sábado. Os horários dependem do espaço no qual estão inseridas, como Centros Educacionais Unificados e bibliotecas. 

Serviços 

Os Telecentros oferecem, de forma gratuita, computadores com acesso à internet para navegação livre e assistida e cursos. Outra vertente do programa é a formação para o mercado de trabalho. Por ano, são realizados cerca de 300 cursos elaborados por organizações parceiras, que contratam agentes para ministrá-los. A maioria na modalidade presencial. Até agosto deste ano, as capacitações atingiram 78.210 pessoas. As inscrições são abertas mensalmente. 

Como acessar

O usuário deve ter idade mínima de 7 anos para acessar os Telecentros. No caso de navegação livre ou assistida ou impressão de documentos, não é necessário realizar agendamento. Para fazer os cursos, o interessado tem duas opções: inscrição via link no cronograma mensal ou se dirigir a uma unidade mais próxima para inscrição. 

Dez cursos mais procurados 

1- Alfabetização Digital;

2- Informática Básica;

3- Oficina de Currículos;

4- Editor de Texto;

5- Editor de Planilhas;

6- Ferramentas Digitais;

7- Como criar um e-mail;

8- Acesso às Redes Sociais;

9- Editor de Apresentações;

10- Técnicas de Empreendedorismo. 

Para o próximo ano, estão previstos os lançamentos de cursos de impressão 3D e produção musical e a instalação de salas de games para atender a demandas do setor de inovação e tecnologia, informou a Prefeitura. Ainda não foram definidas as unidades que vão sediar esses projetos.