20 setembro 2023 em Cultura, Educação

Confira 15 opções da programação, que vai até o dia 24 de setembro em São Paulo

A Capital sedia até o próximo domingo, 24 de setembro, a 13ª edição da Virada Sustentável. A programação inclui mais de 800 atrações gratuitas e abrange todas as regiões da cidade. Entre as opções estão peças de teatro, oficinas, exposições, shows musicais, apresentações circenses, contação de histórias, rodas de conversa e aulas de dança. 

Em São Paulo, a 13ª edição da virada teve início no último sábado (16) e entre as organizações participantes, além da prefeitura, estão a Unicef, Fundação Amazônia Sustentável (FAS), SOS Mata Atlântica, Agência da ONU para Refugiados (Acnur), Greenpeace Brasil, Sesc SP e Menos1Lixo.

 

Confira a programação, que pode ser consultada na íntegra no site viradasustentavel.org.br:

 

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Oficina de brinquedos – 20, 21 e 22/9, das 6h às 18h

Atividade ensina a construir brinquedos com materiais recicláveis que seriam descartados.

Local: Parque Lions Club Tucuruvi (rua Alcindo Bueno de Assis, 500, Barro Branco)

 

Trilha Dia da Árvore – 21/9, das 8h30 às 14h30

Para comemorar o Dia da Árvore, a UMAPAZ (Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz) vai promover uma trilha pelo Parque Ibirapuera e visita ao Viveiro Manequinho Lopes nesta quinta-feira. No Brasil, comemora-se esse dia em 21 de setembro porque, há cerca de 30 anos, os povos indígenas brasileiros faziam culto às árvores na época das chuvas ou quando se preparava o solo para semear. Assim, o Dia da Árvore passou a ser celebrado no dia que antecede a primavera. Inscrições no site da prefeitura.

Local: UMAPAZ (avenida Quarto Centenário, 1.268, Jardim Luzitânia) 

 

Fórum Virada Sustentável – 22/9, das 9h às 18h

Evento reunirá mentes inovadoras e apaixonadas pelo tema da sustentabilidade, para discutir um futuro mais consciente e resiliente para o planeta. Qualquer pessoa interessada em aprender e colaborar pode participar. Serão abordados temas como agroecologia, biocombustíveis, juventude e o clima, eco-ansiedade, o papel do jornalismo, educação ambiental e inclusão e acessibilidade. Inscrição na plataforma Sympla.

Local: Unibes Cultural (rua Oscar Freire, 2.500 – Pinheiros)

 

Aula de dança – 22/9, a partir das 11h

Na sexta-feira, haverá aula de Dança Flash Back e Dança do Ventre, além de apresentação de teatro infantil e mini orquestra.

Local: Parque Linear Tiquatira (Avenida Governador Carvalho Pinto, s/n, Vila São Geraldo)

 

Stand UP, contação de história e teatro – 23/9, a partir das 10h

O Parque Augusta será palco para diversas apresentações no sábado. A programação começa às 10h com contação de história e termina às 17h30 com o Stand Up Rindo da crise climática. Das 11h às 16h ocorrem quatro peças de teatro: às 11h, a Cia. Buzum sobe ao Palco Tablado com a peça Floresta Viva; às 14h é a vez da Cia. Talagadá com o espetáculo Romeu e Julieta; às 15h, a Cia. Os Crespos apresenta Sonhos; e a peça Poetas Empoeirados, da Cia. Variante será às 16h.

Local: Parque Augusta (rua Augusta, 344, Consolação)

 

Peça teatral Bichos Vermelhos – 23/9, das 14h às 14h50

A peça “Bichos Vermelhos” conversa com as crianças. Nela, a importância da preservação da natureza é retratada com humor e poesia. Dirigido por Adriana Telg e inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, o espetáculo destaca o risco de extinção e mostra os bichos brasileiros que já se encontram ou estão prestes a entrar na lsita vermelha das espécies em risco de extinção. 

 

Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos – 23/9, das 12h às 13h

Circo di SóLadies|Nem SóLadies apresenta espetáculo para público de todas as idades. Por meio da palhaçaria, de forma lúdica, a peça leva a refletir sobre questões de gênero e diversidade.

Local: Ocupação 9 de Julho (rua Álvaro de Carvalho, 427, Centro)

 

A Espetacular Charanga do França – 23/9, das 17h às 18h

Conhecido bloquinho de rua nos carnavais de São Paulo, o grupo levará sua fanfarra à zona oeste da cidade. O repertório conta com música autoral e clássicos de carnavais passados.

Local: Parque Villa-Lobos (avenida Queiroz Filho, 1.205, Vila Hamburguesa) 

 

Observação Noturna com Telescópio – 23/9, das 18h30 às 22h

Será possível contemplar as estrelas no planetário que fica dentro do Parque do Carmo, na zona leste. As inscrições são feitas no local do evento por ordem de chegada.

Local: Parque do Carmo (rua John Speers, 137, Itaquera)

 

Peça Vozes da Floresta: Chico Mendes Vive – 23 e 24/9, das 20h às 0h

“Vozes da Floresta” retrata uma memória da luta de Chico Mendes, sob a retina histórica de Valdiza Alencar, Cecília Mendes e Lucélia Santos, três mulheres da Resistência. Organizada em três atos, a partir de áudios originais e inéditos de Chico Mendes, gravados e preservados pela atriz Lucélia Santos por mais de três décadas, a peça, criada especialmente para a interpretação de Lucélia, destaca o protagonismo feminino na luta contra a destruição das florestas do Acre.

Local: Centro Cultural da Penha (Largo do Rosário, 20, Penha de França)

 

Las Fanfarronas – 24/9, das 10h às 10h50

Espetáculo-show “Fanfarronas Sisisi!”, uma apresentação musical e circense, embalada pelo ritmo cumbia. As seis artistas latinoamericanas do grupo realizam performances variadas, com bom-humor, coreografias, destrezas e comicidade.

Local: Beco do Batman (rua Gonçalo Afonso, s/n, Vila Madalena)

 

Peça Bichos do Brasil – 24/9, das 14h às 15h

A premiada Companhia Pia Fraus leva o espetáculo teatral para o palco Cênicas do Parque Villa-Lobos, na zona oeste, no domingo. Nele, a riqueza da fauna brasileira é mostrada por meio de recursos plásticos, com música, coreografia e bonecos. Requer inscrição prévia via Sympla.

Local: Parque Villa-Lobos (avenida Queiroz Filho, 1.205, Vila Hamburguesa)

 

Gê de Lima – 24/9, das 15h às 16h

No show “Samba Futuro Hoje”, a base principal é a instrumentalização dos tambores em sua diversidade de timbres e sons. No repertório, há criativas releituras e canções autorais que tratam de temas como o afeto preto e LGBTQIAPN+, o cotidiano de trabalhadores das cidades, resistência e exaltação, orgulho e referência da identidade negra e suas diásporas ancestrais. 

Local: Parque Villa-Lobos (avenida Queiroz Filho, 1.205, Vila Hamburguesa)

 

Orquestra Mundana Refugi com Adriana Calcanhoto – 24/9, das 17h às 18h

A cantora e compositora Adriana Calcanhoto se apresenta com a orquestra, composta por músicos imigrantes e refugiados de dez nacionalidades, no Parque Villa-Lobos. O show vai ocorrer no próximo domingo e trará temas e canções dos dois primeiros álbuns da filarmônica (2017 e 2019), além de canções inéditas do próximo álbum, em fase de finalização. Entre os instrumentos utilizados estão o kanun, acordeom, piano, kemanche, cítara chinesa, bouzouki, alaúde, ronroco, derbak, djembe e doudouk.

Local: Parque Villa-Lobos (avenida Queiroz Filho, 1.205, Vila Hamburguesa)

 

Exposição “Liberdade, igualdade e justiça” – Até 15/10

Os postes do canteiro central da avenida Paulista recebem a exposição inédita do artista peruano Ivan Ciro Palomino, premiado pela ONU. A mostra celebra os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e indica que todas as pessoas têm direito à educação, à saúde, à informação, aos esportes e a uma vida digna.

Local: avenida Paulista