4 outubro 2023 em Assistência Social
Unidades estão distribuídas em todas as regiões da cidade; saiba como utilizar o serviço
Teresinha da Silva, de 82 anos, frequenta diariamente o Núcleo de Convivência do Idoso (NCI) – Gaia, no bairro Vila São Pedro, na zona sul de São Paulo. Procurou o serviço após recomendação médica para tratamento de um reumatismo. Além das atividades físicas, ela participa de oficinas de memória e bordado no núcleo.
“Aqui, nós conversamos muito, se diverte, distrai e também passeia. É muito importante ter essa convivência”, afirma. “É como se fosse a minha segunda casa”, complementa.
Já Sandra Fernandes, de 62 anos, passou de voluntária a usuária do NCI. Antes, ajudava o serviço em atividades como limpeza e preparo de refeições.
Hoje, vai ao núcleo da Vila São Pedro de segunda a quinta praticar as danças de roda e cigana, esta última um sonho que conseguiu realizar agora, e a oficina de memória, além de receber orientações sobre os direitos da população idosa.
Rede
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O NCI Gaia é um dos 91 núcleos para convivência do idoso da rede socioassistencial da Prefeitura. Distribuídos por todas as regiões da cidade, eles são destinados a pessoas com idade superior a 60 anos em situação de vulnerabilidade social.
Ao todo, são 13 mil vagas nos equipamentos, segundo a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).
Têm prioridade no atendimento cadastrados no Benefício de Prestação Continuada, oriundos de famílias apoiadas pelos programas de transferência de renda ou que apresentam vivências de isolamento, violência, conflitos, confinamento, preconceito/discriminação.
Compostos por gerentes, assistentes sociais, psicólogos, oficineiros, assistentes administrativos e agentes operacionais, os núcleos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Segundo a Smads, oferecem atividades socioeducativas de acordo com o interesse e a motivação da pessoa idosa para “construção de histórias e vivências individuais e coletivas, na família e no território”.
Como participar
O interessado pode ser encaminhado pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) ou procurar o serviço diretamente nas unidades. É preciso levar para o atendimento: documento de identificação e comprovante de residência. Caso tenha registro no Cadastro Único (CadÚnico), será solicitado o Número de Identificação Social (NIS).
Serviço
Endereços dos NCI: