9 outubro 2023 em Saúde
Mais de 4 mil pessoas são beneficiadas pelo programa atualmente na cidade de São Paulo
O Programa “Melhor em Casa” é indicado a pessoas estáveis clinicamente que necessitam de atenção médica em situação de restrição ao leito ou ao lar, quando a atenção domiciliar é considerada a oferta mais oportuna para tratamento, reabilitação e prevenção.
Atualmente, mais de 4 mil munícipes são assistidos diretamente pelo serviço. Pelo “Melhor em Casa”, a aposentada Marlene Alheiros de Freitas, 62 anos, moradora no bairro de Higienópolis, conta com o suporte de uma equipe de atenção domiciliar para cuidados com seus familiares.
A irmã Marli, 61 anos, acolhida por Marlene, recebe atendimento em domicílio. “Ela começou a adoecer em outubro de 2022. Repentinamente, teve um ‘apagão’, não fazia nada sozinha e eu a trouxe para morar e ficar perto de mim. O Melhor em Casa tem feito a diferença e nos ajudado muito”, comenta Marlene.
Pouco a pouco, Marli tem se recuperado e está voltando a andar. “Estou seguindo os exercícios de fisioterapia. Já me sinto bem melhor e não vejo a hora de ser liberada para caminhar e ter condições de voltar para a minha casa”, diz a paciente, acompanhada pela Emad do bairro Santa Cecília.
O acesso ao Melhor em Casa é geralmente intermediado pelo hospital em que o usuário está internado, pela UBS de referência ou ainda por uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Vantagens do programa
- Cuidado individualizado com maior resolutividade;
- Evita internações em casos de média e baixa complexidade;
- Reduz tempo de internação, possibilitando tratamento em casa;
- Diminui os índices de infecção hospitalar;
- Disponibiliza leitos para usuários que realmente necessitam.