13 outubro 2023 em Cultura
Programação vai até domingo com exposição, feira de livros, debates e outras atrações artísticas
A terceira edição do Festival Mário de Andrade começa nesta sexta-feira, 13 de outubro, em São Paulo. Além da tradicional feira de livros, que conta com 52 editoras e livrarias neste ano, a programação é diversificada. O evento vai até domingo (15) e celebra os 85 anos da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade.
O festival é gratuito. Não é necessário se inscrever para participar das atrações, mas a entrada estará sujeita à lotação dos espaços e, para algumas, pode ser preciso retirar senha com uma hora de antecedência.
Mário de Andrade, que dá nome ao festival, é considerado uma das figuras mais importantes da cultura brasileira. Foi um influente escritor, poeta, músico, crítico literário e folclorista brasileiro. Entre suas obras mais famosas estão “Macunaíma” (1928), “Paulicéia Desvairada” (1922), e “Amar, verbo intransitivo” (1927).
A maioria das atrações artísticas estará concentrada na Biblioteca Mário de Andrade, a maior biblioteca pública do estado e a segunda maior do país, mas outros equipamentos da região central também vão sediar atividades e mesas de debate durante os três dias de evento.
Destaques da programação
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Nesta sexta-feira (13), a programação no Centro Cultural São Paulo (CCSP) inclui a exposição “Matrizes afro-brasileiras: Quilombos e Sincretismos” do fotógrafo Lamberto Scipioni. Além disso, em toda a Biblioteca Mário de Andrade será possível explorar várias exposições temáticas.
Na Praça Dom José Gaspar vão ocorrer apresentações musicais, leituras de poesia, e a intervenção artística “Mário pelas ruas”, que leva imagens da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade pelas ruas do centro.
No sábado, na Biblioteca Mário de Andrade, uma exposição intitulada “As missões de Mário de Andrade” destaca a importância das comunidades negras e indígenas na formação da sociedade brasileira. Outra exposição, “Mário de Andrade e a estética fotográfica modernista”, demonstra a paixão do autor pela fotografia.
Já a instalação “RORAIMARS”, de Gustavo Caboco, explora a conexão da cosmologia de seu povo com Marte. Há também exposições sobre divindades afro-brasileiras como Oxossi, Exu, Ogum, Omolu e Oxalá, mostrando como essas divindades influenciam a imaginação criativa de artistas em todo o Brasil.
No domingo também haverá intervenções artísticas, apresentações de contação de histórias, debates sobre moda e decolonialidade, e apresentações poéticas de diversos artistas. O evento terminará com um show de Tom Zé, celebrando os 50 anos de seu álbum “Todos os Olhos”.
Entre os destaques do festival, estão nomes como Davi Kopenawa, Tom Zé, Geovani Martins, Ana Maria Gonçalves, Iara Rennó, Katu Mirim, Sidnei Nogueira, Neli Pereira, Cidinha da Silva, Letrux, Veronica Stigger, Arnaldo Lorençato, Dudu Bertholini e Helena Rizzo. Confira a programação completa no site da SMC.
Novidades
Uma das novidades desta edição é a atuação de uma equipe curatorial convidada para garantir pluralidade e relevância nas atividades do evento. Haverá também um espetáculo inédito encabeçado pela Companhia do Latão, que reflete sobre a presença do circo na literatura de Mário de Andrade.
O evento contará com exposições que apresentam parte do acervo da Missão de Pesquisas Folclóricas, mantido pelo CCSP, incluindo objetos, gravações musicais, filmes, fotografias, ente outros elementos. Fotos dos itens serão expostos ao longo da rua Xavier de Toledo.
As bancas da Feira de livros ficarão instaladas no entorno da Biblioteca, na Praça Dom José Gaspar e na Avenida São Luís, que terá uma das faixas reservadas para o evento. Neste ano, a Praça também contará com uma rede de comerciantes de alimentos e bebidas.
SERVIÇO
3ª Festival Mário de Andrade
Quando: de 13 a 15 de outubro
Onde: Biblioteca Mário de Andrade – rua da Consolação, 94 – República; Centro Cultural de São Paulo – rua Vergueiro, 1.000 – Liberdade; Praça das Artes; e Praça Dom José Gaspar.
Programação completa: no site da Secretaria Municipal da Cultura