15 outubro 2023 em Mobilidade Urbana
Novo trecho está entre os que receberam autorização para implementação de mais 71 km da faixa
As motocicletas já circulam pela nova Faixa Azul no eixo da avenida Tiradentes/Prestes Maia, sentido Aeroporto, entre a rua dos Bandeirantes e o emboque do Túnel São João Paulo 2º (Anhangabaú), na região central de São Paulo.
O novo trecho está entre os oito que obtiveram autorização da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para receber mais 71 km da faixa, que se somarão aos atuais 22,5 km nas avenidas 23 de Maio, dos Bandeirantes e Afonso D’Escragnolle Taunay.
Por não estar prevista no Código Nacional de Trânsito (CTB), a proposta de sinalização precisou do aval da Senatran para ser colocada em prática de maneira experimental e ser avaliada pelo órgão federal.
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Quero receber!Prorrogação e ampliação
A autorização concedida pela Senatran engloba duas frentes. A primeira trata da prorrogação do prazo para ampliação da Faixa Azul do Corredor Norte-Sul no sentido Aeroporto. Atualmente, a Faixa Azul do Corredor está entre a Praça da Bandeira e o complexo Viário Jorge João Saad, na av. 23 de Maio, totalizando 5,5 km de extensão.
Com a prorrogação do prazo de implantação, outros 7 km serão sinalizados, compreendendo a av. Santos Dumont (desde a Ponte das Bandeiras), av. Tiradentes, av. Prestes Maia e, na outra ponta, a av. Rubem Berta (até a av. Indianópolis) e a av. Moreira Guimarães (até o viaduto João Julião da Costa Aguiar).
A segunda frente de ampliação compreende outros oito eixos viários, totalizando 64 km. São eles:
- Nações Unidas (7 km de Faixa Azul somando os dois sentidos);
- Avenidas Sumaré e João Paulo 6º (6,8 km);
- Av. Brig. Faria Lima (9,2 km);
- Av. Zaki Narchi (3,6 km);
- Av. Luiz Dumont Villares (5 km);
- Av. Miguel Yunes (4 km);
- Av. do Estado (8,2 km);
- Avenidas Jacu Pêssego, Nova Trabalhadores e Vice-presidente José de Alencar G. da Silva (20,2 km).
A previsão para conclusão da implantação da sinalização da Faixa Azul nas vias autorizadas é janeiro de 2024.
Resultados
Dados de monitoramento dos dois projetos-pilotos implantados até o momento (23 de Maio e corredor Bandeirantes – Afonso D’Escragnolle Taunay) mostram que não foram registrados óbitos de motociclistas em ambas as vias, desde que receberam a nova sinalização.
O número de acidentes graves e com vítimas também diminuiu. O índice de utilização da Faixa Azul pelos motociclistas é alto, de aproximadamente 80% na Av. 23 de Maio e de 90% no eixo da Av. dos Bandeirantes.
O presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo e Região (SindimotoSP), Gilberto Almeida dos Santos, ressaltou que a Faixa Azul traz equilíbrio e segurança em relação ao confronto entre carro e motociclista mais tranquilidade para todos e é um ponto de equilíbrio para ambos no trânsito.
Levantamento do Departamento de Educação e Pesquisa da CET aponta que 96,9% dos motociclistas ouvidos percebem o projeto da Faixa Azul como benéfico para a mobilidade, 2,1% informaram que não e 1% não respondeu.
Já a percepção dos motoristas como um projeto benéfico para a cidade fica em 87,3%; 7,6% responderam que não acham a iniciativa benéfica e 5,1% não responderam aos questionamentos.