17 outubro 2023 em Pessoa Com Deficiência

Serviço da Prefeitura atende a mais de 15 mil pessoas atualmente na cidade de São Paulo

Na cidade de São Paulo, 15.782 pessoas – 8.707 atendidos e 7.075 acompanhantes – utilizam o Atende+ atualmente, segundo a SPTrans.

O serviço faz o transporte gratuito porta a porta para indivíduos que não apresentam condições de mobilidade e acessibilidade autônoma aos meios de transportes convencionais ou que manifestem grandes restrições ao acesso e uso de equipamentos urbanos, conforme a lei 16.337, de 2015.  

Como se cadastrar 

Podem solicitar o serviço pessoas com deficiência física (temporária ou permanente), transtorno do espectro autista ou surdocegueira. Deve-se imprimir a ficha de avaliação médica neste link ou retirar em postos de atendimento da SPTrans. Usuários com transtorno do espectro autista e surdocegueira têm direito a um acompanhante, que deve estar indicado no formulário. 

Após o preenchimento pelo médico escolhido pelo solicitante, ele deverá apresentar a ficha acompanhada de originais e cópias do CPF e RG ou certidão de nascimento em caso de menor de idade e comprovante de endereço, com CEP (conta de água, luz ou telefone) pelos canais digital ou presencial. Os responsáveis devem apresentar originais e cópias de RG e CPF e comprovante de residência, com CEP. 

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O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

O prazo para analisar a documentação é de 30 dias. Caso a pessoa não receba uma resposta formal da SPTrans nesse período, a orientação, de acordo com o regulamento do serviço, é entrar em contato por meio da Central 156 ou pelo site da SPTrans.

Foto: Sidnei Santos/Prefeitura SP/ Divulgação

 

Funcionamento

O Atende+ funciona de segunda-feira a domingo, das 7h às 20h, e abrange a cidade de São Paulo. Não há atividade aos feriados, excetos nas seguintes situações:

1) Usuários que fazem tratamento de hemodiálise devem ligar para o 156 pelo menos um dia útil antes da data da viagem para saber horários de embarque, pois poderão ser excepcionalmente alterados;

2) Atendidos com programação nos dias de feriados devem solicitar o transporte na Central 156 com dez dias corridos antes da viagem e ligar novamente com um dia de antecedência para saber os horários de embarque.

São três modalidades de atendimento: regular –  transporte com programação de viagens fixas e regulares -, eventual – disponível para  viagens esporádicas com fins específicos, e a  eventos –  transporte nos fins de semana e feriados para  promover a inclusão e interação social e cultural de pessoas com deficiência.

No caso de viagens regulares, são permitidas seis por semana, sendo uma por dia, com solicitação disponível nos postos de atendimento da SPTrans.

Considera-se viagem completa o trajeto: origem/destino/origem. Nas eventuais, é permitida uma solicitação por mês; o procedimento deve ser feito pela Central 156, com antecedência de 20 dias em relação ao evento.

Para mais detalhes sobre o Atende+, consulte o regulamento