24 outubro 2023 em Educação
Unidades paulistanas têm hoje 361.257 matrículas e uma porcentagem de atendimento de 99,81%
A fila para o atendimento em creches é considerada zerada desde 2020 pela Secretaria Municipal de Educação (SME).
Segundo o portal do Observatório de Indicadores da Cidade de São Paulo (ObservaSampa), que apresenta dados e indicadores e evidências sobre a capital, as creches paulistanas têm hoje 361.257 matrículas e uma porcentagem de atendimento de 99,81%. O percentual era de 96,31% em 2019.
Para ampliar o atendimento a bebês e crianças de até três anos de idade, foram firmadas parcerias com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs), assim como ampliadas as vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) já existentes.
Neste ano, foram criadas 1,9 mil vagas para atendimento e recebimento de novos matriculados, com a inauguração de nove unidades de educação infantil: são seis Centros de Educação Infantil (CEIs) e três Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), localizadas nas regiões de Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Guaianases e São Mateus.
O horário de atendimento das creches também mudou. Um projeto-piloto testa a sua ampliação para 12 horas, com funcionamento das 7h às 19h — o que implica em duas horas de expansão.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!No momento, o projeto funciona em 13 CEIs, nas regiões do Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Freguesia/Brasilândia, Guaianases, Ipiranga, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, São Miguel, Penha, Pirituba/Jaraguá, Santo Amaro e São Mateus — uma por área de abrangência de cada Diretoria Regional de Educação (DRE).
A mudança foi pensada a partir de uma pesquisa da SME com os pais e responsáveis de crianças matriculadas nesses CEIs, em que mais de 70% dos entrevistados apontaram a necessidade de ampliação do tempo de atendimento.
O levantamento constatou que, após o horário normal da creche, muitos bebês e crianças precisam ficar com outros cuidadores, como familiares ou vizinhos, até que os pais ou responsáveis retornem do trabalho.
Educação infantil
A educação infantil desempenha um papel importante no desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, preparando-as para as etapas escolares seguintes.
Nos CEIs, elas têm direito a cinco refeições diárias, com cardápio elaborado por nutricionistas que prioriza a oferta de alimentos in natura e minimamente processados — o que vai ao encontro das diretrizes nutricionais estabelecidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
As matrículas para atendimento nas creches permanecem abertas durante o ano todo, e o sistema de vagas prioriza o encaminhamento dos bebês e crianças para as unidades mais próximas dos endereços cadastrados. Caso haja necessidade, dentro das diretrizes, os alunos da rede municipal são atendidos pelo Transporte Escolar Gratuito (TEG).