5 novembro 2023 em Saúde

37 mil pessoas foram atendidas nos Centros Especializados em Reabilitação entre janeiro e setembro

Os Centros Especializados em Reabilitação (CERs) atenderam 37.422 pacientes que precisaram de terapia fonoaudiológica entre janeiro e setembro deste ano na cidade de São Paulo, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Foram cerca de 229 mil procedimentos, como avaliação audiológica e adaptação a aparelhos auditivos.

São elegíveis ao tratamento com os 151 fonoaudiólogos nos CERs:  pessoas com deficiência intelectual, alterações cognitivas, de linguagem ou transtorno do espectro autista (TEA) que precisam de reabilitação por equipe multiprofissional; indivíduos que utilizam o serviço de acompanhante da pessoa com deficiência (APD) e pacientes com suspeita ou confirmação de deficiência auditiva que necessitam de intervenção multiprofissional.

O acesso ao serviço se dá por encaminhamento da Unidade Básica de Saúde. Se identificada a necessidade de reabilitação nos CERs, o usuário passará por uma avaliação para definir condutas terapêuticas ou avaliações complementares.

Segundo a SMS, o fonoaudiólogo do CER atua com a equipe multidisciplinar nessa avaliação e realiza atendimentos específicos de acordo com a necessidade identificada.

O tipo de tratamento e o tempo de intervenção dependem da singularidade de cada caso, podendo ocorrer individualmente, em grupo ou ser compartilhado com outras categorias profissionais e serviços.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Integrantes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, os CERs são um serviço regulado que atua com duas ou mais modalidades de reabilitação: física, auditiva, intelectual/desenvolvimento e visual, conforme a estrutura do serviço. Hoje, São Paulo conta com 32 centros de reabilitação