7 novembro 2023 em Esportes E Lazer
1.500 jovens já passaram pelo programa esportivo criado pela Prefeitura no ano passado
Pedro Kilciauskas, de 12 anos, praticava vôlei apenas na escola como distração. No Centro Esportivo do Cambuci, na região central de São Paulo, passou a ver um futuro profissional na modalidade. Para chegar lá, treina dois dias na semana no CE e outros dois no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na Vila Clementino, zona sul.
Ele é uma das cerca de 1.500 crianças e adolescentes com passagem pela Rede Olímpica, programa da Prefeitura criado no ano passado para formação de talentos. Atualmente, 850 pessoas estão inscritas.
Os participantes treinam ao longo da semana nos Centros Esportivos Cambuci, Guarapiranga, na zona sul, e Pirituba, na zona oeste. São oferecidas aulas de canoagem, futebol, judô, remo, vela, basquete, boxe, handebol, luta olímpica, vôlei e ginástica artística.
Os alunos com os melhores desempenhos podem ser transferidos aos centros esportivos de alto rendimento, como o COTP e clubes. No ano passado, 28 atletas do programa foram aprovados nas “peneiras” dessas instituições.
Histórias
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Isis Sabino, de 12 anos, descobriu que tinha habilidade para o handebol nas aulas da Rede Olímpica no Centro Esportivo de Pirituba. Devido à desenvoltura nos treinos, foi encaminhada à peneira do Centro Olímpico no início deste ano.
Aprovada, mudou a rotina. Passou a estudar pela manhã para treinar à tarde. Pelo COTP, Isis disputa campeonatos de handebol na categoria mirim. “É muito boa a sensação de jogar um campeonato, viajar com o time”, diz.
Aos 15 anos, Kayqui Rocha já coleciona cinco medalhas de campeonatos de luta olímpica. Assim como Isis e Pedro, também treina no centro de esportes de alto rendimento da Prefeitura. Uma “luta” que traz lições para além do tatame. “Você tem que seguir as ordens do treinador, não pode conversar na aula, pois o foco é o treino. E eu comecei a trazer isso para a minha vida”, conta.
Inscrição
Podem participar da Rede Olímpica crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos. Para inscrição, o responsável deve procurar o Centro Esportivo para verificar a disponibilidade de vaga e levar os seguintes documentos: foto 3×4, cópias do RG e do CPF do responsável e do candidato e do comprovante de residência.
ONDE
Centro Esportivo Náutico Guarapiranga
Av. dos Funcionários Públicos, 2501 – Jardim Horizonte Azul
Acesse os horários e modalidades
Centro Esportivo Pirituba
Av. Agenor Couto de Magalhães, 32 – Pirituba
Acesse os horários e modalidades ofertadas
Centro Esportivo Cambuci
Av. Lins de Vasconcelos, 804 – Cambuci
Acesse os horários e modalidades ofertadas