8 novembro 2023 em Mobilidade Urbana

Cronograma da Prefeitura prevê mais sete vias com corredor exclusivo para motos ainda este ano

A Faixa Azul, corredor para circulação exclusiva de motocicletas, começou a operar nas avenidas Sumaré e Paulo 6º, na zona oeste de São Paulo, nesta segunda-feira, 6. Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a iniciativa será expandida para outras sete vias até o final do ano, alcançando quase 100 km de extensão.

De acordo com o estudo feito pela CET, o índice de utilização da faixa ultrapassa 90% e nenhum acidente com morte foi registrado nesses trechos desde o início do projeto.

A nova faixa na zona oeste mede 6 km, 3 km por sentido. Na Sumaré, o trecho começa na altura da rua Apiacás e segue até a rua Varginha. Na avenida Paulo 6º, inicia na rua Varginha e termina na rua Lisboa.

Atualmente, a cidade tem mais de 33 Km de extensão dessa sinalização, instalada de forma pioneira em janeiro de 2022. A 23 de Maio (sentido aeroporto) foi a primeira a contar com a faixa, com 5,5 km entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad.

Aprovação

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Motoboy há 26 anos, Clodoaldo Fernandes Neto, de 51 anos, que trafega todos os dias pela 23 de Maio, afirma que hoje não se vê mais acidentes com frequência.

“A Faixa Azul trouxe mais segurança e conforto. Coisa rara é ver motociclista cair na faixa e, quando cai, é porque o motorista do carro não sinalizou que ia entrar. Mas os carros estão se adaptando, respeitando mais”, ressalta.

Em outubro do ano passado, a sinalização foi expandida para a Bandeirantes (entre a Marginal do Rio Pinheiros e o Viaduto Ministro Aliomar Baleeiro). São 17 Km no total, sendo 8,5 Km por sentido.

O terceiro trecho a receber o corredor de moto foi o da avenida Tiradentes com a Prestes Maia, no sentido aeroporto, entre a rua dos Bandeirantes e o emboque do Túnel São João Paulo 2º (Anhangabaú), na região central, ativado em 29 de setembro de 2023 com quase 2 km.

Roberto Amato, 40 anos, exerce a profissão de motofretista há 18 anos e, para ele, o projeto deve ser expandido cada vez mais, pois confere agilidade ou seu trabalho de entregas.

“Melhorou muito a minha vida. Não preciso me arriscar trocando de faixas, cortando os carros em busca de um saída do trânsito”, conta.

No final do mês passado, a sinalização começou a operar da avenida Santos Dumont até o Viaduto João Julião da Costa Aguiar, no sentido aeroporto do Corredor Norte-Sul, abrangendo as avenidas Moreira Guimarães e Rubem Berta. Desde o dia 23 de outubro, os motociclistas têm 3,5 km de faixa exclusiva nesse perímetro.

Novos trechos: cronograma

Até o início da segunda quinzena de dezembro, está prevista a instalação da Faixa Azul em mais sete avenidas, conforme cronograma da CET:

  • Nações Unidas (7 km) – a partir de 20/11; 
  • Miguel Yunes  (4 km) – a partir de 20/11;  
  • Faria Lima (9,2 km) – a partir de 4/12;   
  • Zaki Narchi (3,6 km) – a partir de 4/12; 
  • Luiz Dumont Villares (5 km) – a partir de 4/12;  
  • avenida do Estado (8,2 km) – a partir de 18/12; 
  • Jacu Pêssego (20,2 Km – inclui a Av. Nova Trabalhadores e Vice-Presidente José de Alencar) – a partir de 18/12. 

A Plano de Metas da Prefeitura de São Paulo estipula o alcance de 200 km de Faixa Azul até o fim de 2024. Em 28 de setembro, foi solicitada autorização à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para mais 120 km da nova sinalização em cerca de 30 vias.