13 novembro 2023 em Assistência Social

Tendas da Prefeitura estão espalhadas por dez pontos de São Paulo

Desde o dia 10 de novembro, quando a Prefeitura de São Paulo retomou a Operação Altas Temperaturas, já foram feitos cerca de 53 mil atendimentos à população.

No domingo (13), em que as temperaturas passaram dos 38ºC – o dia mais quente do ano- , a Prefeitura distribuiu 18 mil garrafas de água, 5.860 sucos, 4.500 frutas e 443 bonés nas dez tendas da Operação Altas Temperaturas espalhadas por diversas regiões da cidade.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) também realizou 13.894 atendimentos. As tendas disponibilizam, ainda, os bebedouros da Sabesp com livre uso de água, inclusive para pets.

O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) alerta que o tempo continuará quente nos próximos dias e nesta segunda (13) termômetros podem chegar aos 38ºC novamente.

Desde o dia 10 de novembro até as 16h deste domingo, as dez tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) fizeram mais de 52,9 mil atendimentos e distribuíram mais 90,9 mil itens, sendo 53.070 garrafas de água, 13.500 frutas e 16.430 sucos, além dos bonés e da oferta livre de água nos bebedouros.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Segundo a Prefeitura, os orientadores socioeducativos do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) e agentes das equipes do Ampara SP também prestaram atendimento nas tendas, ofertando acolhimento em equipamentos da rede socioassistencial e encaminhamento para as demais demandas apresentadas.

Estado de atenção

Com base no monitoramento meteorológico do CGE, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) decretou estado de atenção para a baixa umidade do ar em toda a capital paulista, com percentuais mínimos oscilando entre 25% e 30%. No domingo, este índice pode chegar a 20%.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da área de Atenção Hospitalar, disponibiliza ambulâncias referenciadas para atendimento emergencial, localizadas nas tendas das praças da República e Marechal Deodoro, na região central. Nas tendas das outras regiões, o acionamento de ambulâncias locais é realizado quando for identificado qualquer necessidade de saúde em pessoas em situação de rua.

Endereços das tendas  

  • Região Central – Praça da República e Praça Marechal Deodoro;  
  • Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto, nº 54) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel);  
  • Região Norte – Santana (Avenida Cruzeiro do Sul, nº 3.180) e Vila Maria (Praça Novo Mundo);  
  • Região Leste – Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/n), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella);  
  • Região Oeste – Lapa (Rua do Curtume, s/n – esquina com Guaicurus).