14 novembro 2023 em Saúde
Atividades e exames estão disponíveis nas UBSs; confira a programação
As 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de São Paulo realizam ações para celebrar o Novembro Azul com atividades educativas direcionadas a mudanças de hábitos e busca ativa de sintomas urológicos. Anualmente, a campanha atua na conscientização da população masculina sobre a importância do autocuidado e dos exames preventivos.
No próximo dia 25 (sábado), todas as UBSs abrirão das 8h às 17h para promover o “Avança Saúde – Homem: Sobrepeso e Obesidade”.
Durante o evento, serão realizadas ações de prevenção, consultas de enfermagem e médica, testes rápidos, acolhimento em saúde bucal, análise ponderal e riscos – sobrepeso e obesidade -, vacinação, entre outros, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Para participar, basta levar carteira de identidade e, caso tenha, o cartão SUS. Segundo a secretaria, a linha de cuidado para a saúde do homem realiza atividades temáticas durante o ano todo. Estão envolvidas nessas ações as equipes de saúde da família, de atenção primária e multiprofissional na atenção primária à saúde. A entrada para acessar o serviço são as UBSs.
Programação
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!- Atividades educativas sobre hábitos saudáveis (alimentação, controle do peso corporal e atividade física) e mudança no estilo de vida que favorece o adoecimento (uso de tabaco e álcool);
- Monitoramento de pressão arterial e índice de massa corporal para identificação de pessoas vulneráveis à hipertensão e à obesidade;
- Estratificação do risco cardiovascular em adultos hipertensos para prevenção da mortalidade precoce (entre 30 e 69 anos);
- Avaliação dos pés e pernas em pessoas diabéticas para controle de complicações decorrentes da doença;
- Busca ativa de sintomas urológicos para agendamentos e atendimentos médicos e de enfermagem, com testagem para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), exames complementares (laboratoriais e de imagem) e encaminhamento ao atendimento especializado, quando detectados sinais e sintomas de alerta para cânceres (próstata, pênis e testículo).
Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem
Instituída em 2016, a Política Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem busca “promover a melhoria das condições de saúde da população masculina do município de São Paulo, contribuindo, de modo efetivo, para a redução da morbidade e da mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante a facilitação ao acesso, às ações e aos serviços de assistência integral à saúde”, conforme estabelecido na lei nº 16.540. Consulte a UBS mais próxima da sua casa no Busca Saúde.