15 novembro 2023 em Cultura
Equipamento tem sedes espalhadas por todas as regiões administrativas com exposições interligadas
Vinculado ao Departamento dos Museus Municipais da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), o Museu da Cidade de São Paulo (MCSP) assume o papel de promover reflexão sobre as dinâmicas de construção da cidade, retratar sua diversidade cultural e registrar a memória de sua população.
Trata-se de um museu de cidade, uma categoria que não tem como foco a arte ou a história de forma isolada, mas os centros urbanos como seu maior objeto.
Os museus de cidade buscam, utilizando de disciplinas diversas (arqueologia, sociologia, antropologia e arquitetura, por exemplo), aproximar a população da cidade em seu passado, presente e futuro.
Eles são considerados promotores do debate sobre a problemática urbana e facilitadores do exercício do direito à cultura, à memória e ao patrimônio urbano. Alguns exemplos dessas instituições pelo mundo são o Museum of London, o Amsterdam Museum e o Museum of the City of New York.
O que tem no MCSP
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!O Museu da Cidade é organizado em uma rede de sedes: são 12 casas históricas e um logradouro, construídos entre os séculos 17 e 20.
Segundo José Henrique Siqueira, coordenador do Núcleo de Curadoria do MCSP, essa capilaridade constitui um dos diferenciais da instituição. “Nós conseguimos ter unidades nossas em todas as regiões administrativas da cidade. Isso é um elemento importante que é muito raro acontecer nas instituições museológicas das cidades”, explica.
Ele acrescenta que o programa de curadoria é sistêmico, o que significa que as exposições nas diferentes sedes se interligam. “Idealmente, se um visitante olhar uma exposição em uma das unidades e percorrer as demais, ele vai encontrar um ponto comum entre todas”, pontua o coordenador.
Não é difícil visitar mais de uma sede no mesmo dia. A Casa da Imagem e o Solar da Marquesa de Santos, por exemplo, ficam uma ao lado do outra, separadas pelo Beco do Pinto.
Na Casa e no Solar está em cartaz a exposição “Intersecções – Negros(as), indígenas e periféricos(as) na cidade de São Paulo”, que busca combater o apagamento e reforçar as contribuições desses grupos para a cena cultural da periferia da capital — seja na música, na literatura ou na moda.
Já no Beco, a exposição do artista Jaime Laureano compartilha da temática. Em uma intervenção sobre a pintura “Panorama da cidade de São Paulo”, realizada em 1821 por Arnaud Julien Pallière, ele mistura técnicas de pintura, desenho, colagem e escultura para questionar a construção do conceito de História do Brasil e refletir sobre o peso da escravização e do colonialismo.
Além de contemplar as exposições, é possível ter contato com a história das edificações residenciais da cidade. “O visitante pode mapear esse circuito e conhecer, por meio desses prédios, o valor que possuíram no passado e a importância de preservá-los na atualidade”, diz José Henrique.
Como visitar
O acervo institucional é composto principalmente por bens arquitetônicos, fotográficos, documentais, bibliográficos e móveis. A equipe de curadoria busca estabelecer uma interdisciplinaridade entre três focos de conhecimento: a arte, a arquitetura e o programa histórico-antropológico.
Mas, quando se trata de um museu de cidade, o território urbano em si é tratado como um acervo operacional (ou extramuros). “É um museu que vai procurar sempre apresentar identificações e sentidos de pertencimento da população na sua cidade”, conclui Siqueira.
A visitação é gratuita em todas as sedes e ocorre de terça-feira a domingo, das 9h às 18h. Já as visitas guiadas, em grupos, podem ser agendadas por meio do e-mail educativomuseudacidade@gmail.com. O Núcleo Educativo do museu se estrutura em conjunto para todas as unidades.
Você pode ver quais são as exposições em cartaz atualmente clicando aqui.
Onde ficam as 13 sedes físicas do MCSP:
Beco do Pinto: R. Roberto Simonsen, 136 – Sé
Capela do Morumbi: Av. Morumbi, 5387 – Morumbi
Casa da Imagem: R. Roberto Simonsen, 136b – Sé
Casa do Butantã: Praça Monteiro Lobato – Butantã
Casa do Caxingui: Praça Ênio Barbato, s/n – Caxingui
Casa do Grito: Praça do Monumento, s/n – Vila Monumento
Casa do Sítio da Ressaca: Rua Nadra Raffoul Mokodsi, 3 – Jabaquara
Casa do Tatuapé: R. Guabijú, 49 – Tatuapé
Casa Modernista: R. Santa Cruz, 325 – Vila Mariana
Chácara Lane: R. da Consolação, 1024 – Consolação
Cripta Imperial: Av. Nazaré, s/n – Ipiranga
Sítio Morrinhos: R. Santo Anselmo, 102 – Jardim São Bento
Solar da Marquesa de Santos: R. Roberto Simonsen, 136 – Sé