17 novembro 2023 em Educação

Terceira edição do evento tem como tema o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas

Há 20 anos, a lei nº 10.639 alterava as diretrizes e bases da educação nacional para tornar obrigatório o estudo da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio. Em 2008, foi estabelecida também a obrigatoriedade da temática indígena.

A aplicação dessa lei é o tema da terceira edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, que ocorrerá entre 18 e 21 de novembro, no Memorial da América Latina. Sob o lema “uma lei, muitas lutas”, o evento vai promover palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais e shows.

A Expo é uma das iniciativas da política “São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural”. Com coordenação da Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria de Educação (SME), as duas últimas edições reuniram mais de 32 mil pessoas. 

Esta edição também receberá a ex-ministra da Justiça da França e ex-deputada representante da Guiana Francesa Christiane Taubira, responsável pela mobilização que aprovou a lei francesa que reconhece o tráfico de escravizados como crimes contra a humanidade.

2º Expo Internacional Dia da Consciência Negra – Foto: Prefeitura SP/ Divulgação

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

 

A participação de Christiane Taubira está prevista para o primeiro painel de domingo (19). Com início às 10h30, cada palestra tem duração de uma hora.

Os encontros serão transmitidos no canal do Farol Antirracista no YouTube. Entre os temas, estão racismo religioso,  origens do carnaval no Brasil, o movimento negro e suas conexões com movimentos internacionais.  

O embaixador desta edição é o ator Ailton Graça, que interpretou Mussum na cinebiografia sobre o comediante. Ele participará de um debate acerca do papel da mídia na aplicação da  nº 10.639 no último dia da programação. “Mussum, O Filmis” terá três exibições ao longo do evento.  

Com oito horas de programação musical por dia e cinco palcos, a Expo contará com a apresentação de Mumuzinho, Pagode da 27, Bom Gosto, Pedindo Bis, Anderson Tobias, Vanessa da Mata, Baco Exu do Blues e MC Don Juan.

Como participar

A entrada é gratuita, porém, o acesso ao evento está condicionado a cadastro no site ou direto no local. A inscrição é única: uma vez cadastrada, a entrada fica liberada para participação em todos os dias do evento. Menores de idade precisam estar acompanhados de um adulto. 

A programação do evento também poderá ser acompanhada pela página oficial ou no Instagram.  

 

SERVIÇO

 

3ª Expo Internacional Dia da Consciência Negra

Quando: 18 a 21 de novembro

Horário: 10h às 22h

Onde: Memorial da América Latina – av. Mário de Andrade, 664 – Barra Funda