22 novembro 2023 em Direitos Humanos E Cidadania

Oficinas são oferecidas nas unidades do Cresan; saiba como participar

Com os talos dos vegetais, Juliana Teodoro, de 36 anos, faz caldos e sopas. A maionese é caseira; o pão é feito na frigideira, uma receita que agrada o paladar dos dois filhos dela. O que antes ia para o lixo se torna ingrediente para preparar bolos com a casca da banana, por exemplo. 

Desde que passou a frequentar os cursos do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), da Prefeitura de São Paulo, os produtos industrializados perderam espaço no cardápio. “O que eu aprendo lá, replico em casa”, diz. “As receitas são fáceis e você consegue aplicar no dia a dia tranquilamente”, completa. 

Nas aulas, ela conta que também aprendeu a preparar uma ceia de Natal e a cortar os alimentos, como cebolas e carnes – conhecimento compartilhado com o marido, que a ajuda na cozinha.  Para o período natalino, ela planeja a produção e venda de panetones.  

Implementado a partir de 2010, o Cresan é um equipamento municipal vinculado às áreas de segurança alimentar e nutricional e de abastecimento. Hoje, a capital tem duas unidades: no Butantã (zona oeste) e na Vila Maria (zona norte). 

Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os centros já atenderam 14.968 pessoas desde 2017,  segundo a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Estão entre as atribuições, garantir a alimentação adequada, favorecer a articulação de políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional e incentivar a alimentação saudável em quantidade suficiente e de forma sustentável. 

Também são promovidas ações educativas, como oficinas sobre saúde alimentar para idosos, visitas monitoradas e cursos de empreendedorismo. Cada Cresan tem hortas e composteiras com finalidade pedagógica de tratar de assuntos como consumo consciente, agroecologia e sustentabilidade.  

Com equipes formadas por nutricionistas e técnicos de nutrição, as capacitações contam com cozinha experimentais para as atividades práticas. O foco é gerar renda a partir das oportunidades da cadeia gastronômica, levando em consideração guias e protocolos alimentares. 

Como participar

Os interessados nos cursos dos Cresans devem ter idade mínima de 18 anos. As inscrições podem ser feitas por formulários eletrônicos na página do serviço. Confira abaixo a lista das próximas atividades: 

 

Cresan Vila Maria

Novembro Azul: os cuidados com a saúde do homem

27/11, das 14h às 16h

Inscrições pelo link 

 

Cresan Butantã

Rua Nella Murari Rosa, 40 – Jardim Olympia

Encontro “San no Território” 

29/11, das 14h às 16h

Inscrições pelo link