27 novembro 2023 em Educação

Primeiro espaço inaugurado em Cidade Tiradentes fortalece habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais

Na primeira Bebeteca (biblioteca para bebês) municipal, inaugurada em setembro deste ano, os pequenos são incentivados a desenvolver habilidades motoras, cognitivas, linguísticas e socioemocionais.

A ampliação da iniciativa para outros 11 Centros Educacionais Unificados (CEUs) está prevista até o fim deste ano, e deve alcançar 38 escolas até 2024.

Os CEUs que devem receber as próximas unidades são: Parque Novo Mundo, Tremembé, Taipas, Pinheirinho, Freguesia do Ó, Arthur Alvim, Carrão, Vila Alpina, São Miguel, São Pedro/José Bonifácio e Parque do Carmo. 

Enquanto as creches têm foco na aprendizagem formal e seguem um currículo, as Bebetecas são espaços onde a convivência é o principal e a investigação e a experimentação são estimuladas — o que pode enriquecer o desenvolvimento infantil. 

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), as experiências vividas na primeira infância (janela que vai até os seis anos de idade) estabelecem a base desse desenvolvimento, o que torna essa etapa um momento crucial para proporcionar oportunidades que se refletem no resto da vida.

Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp

O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.

Quero receber!

Bebeteca CEU Barro Branco

O primeiro espaço do gênero na cidade de São Paulo foi inaugurado na biblioteca do CEU Barro Branco, gerido pelo Instituto Baccarelli e localizado em Cidade Tiradentes. Ele tem 53 metros quadrados e oferece brinquedos, livros e mobiliários para bebês de zero a três anos e 11 meses. 

Sua instalação faz parte das ações da Política Municipal pela Primeira Infância da Cidade de São Paulo e é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME), a produtora Descobrir Brincando e o Núcleo da Política Municipal Integrada da Secretaria Executiva de Projetos Estratégicos (Sepe/SGM). 

A Bebeteca é pensada para promover o desenvolvimento infantil e oferecer aos adultos um ambiente acolhedor e propício ao fortalecimento das suas relações e vínculos com suas crianças.

Para isso, fazem parte das instalações do equipamento materiais pedagógicos para incentivo ao hábito da leitura e ao exercício da habilidade cognitiva. Quem usa a Bebeteca também pode contar com um profissional mediador.

Além de estantes com livros, tapetes e locais confortáveis para leitura, há móveis da altura dos pequenos que simulam mesa e cozinha e podem ser palco das brincadeiras com pais e responsáveis e também entre as crianças.

Um cabideiro organiza tecidos coloridos que podem ser usados como a imaginação mandar. Já na parte de brinquedos, há blocos de montar, utensílios para a minicozinha, bonecos de pano, escorregador e um balanço almofadado.

 

Serviço

 

Bebeteca municipal

CEU Barro Branco – Enedina Alves Marques (Rua Numa Pompilio, S/N – Conj. Hab. Barro Branco 2)

Telefone: (11) 5990-3368 

Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h; sábado e domingo, das 8h às 20h e feriados, das 8h às 18h.

Gratuito e aberto à comunidade