1 dezembro 2023 em Cultura
Além dos livros, equipamento da Prefeitura oferece jogos, exposições e oficinas; confira a programação
Yasmin Herculano estudava em uma escola perto da Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros. O prédio com esquadrilhas de vidro na fachada chamava a atenção dela. Quando venceu a curiosidade, aos 15 anos, ela se encantou ainda mais com os livros coloridos, o hall e os espaços de leitura.
Desde então, nunca mais parou de frequentar o local. Atualmente, são pelo menos duas vezes por semana. Sem condições de pagar cursinhos, conta que estudava para o vestibular com as obras do acervo.
Hoje, aos 18 anos, a estudante de Letras pega emprestado quatro livros por mês. Prefere romance e, agora, está se habituando a ler poesia devido à graduação.
“É um lugar de paz em meio a uma cidade tão movimentada como São Paulo”, afirma.
Desde 2006, a Alceu Amoroso Lima é especializada na temática poesia. Com 2.560 obras dedicadas ao gênero literário, o acervo homenageia, mensalmente, um poeta, com exposição da obra. Entre os homenageados estão Sergio Vaz, Cora Coralina e Arnaldo Antunes.
Siga o nosso Canal e saiba tudo sobre a cidade de São Paulo pelo Whatsapp
O boletim é semanal, às segundas, quartas e sextas.
Quero receber!Ao todo, são 33.756 itens entre livros, revistas, jornais, gibis, recursos audiovisuais e outros materiais, segundo a Secretaria Municipal de Cultura. Situada em Pinheiros, na zona oeste, o horário de funcionamento da biblioteca municipal é de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, das 10h às 14h. Todo mês a programação é divulgada nas redes sociais do equipamento.
Concertos musicais, saraus, jogos de tabuleiro, clubes de leitura, oficinas de memória e ensaios de teatro e dança são exemplos de atividades disponíveis. Para participar, o interessado deve comparecer no dia e horário marcado. Já o empréstimo de livro está condicionado à apresentação de carteirinha da biblioteca.
Iniciativas
A missão da arte-educadora Júlia Martins, do programa Vocacional, é mediar encontros literários na biblioteca às terças-feiras, um às 10h e outro às 13h45, para orientar os frequentadores. “Meu trabalho é mostrar que a literatura não é uma coisa inacessível, na qual só pode acessá-la quem é mais escolarizado”, diz.
Renato Braga, de 34 anos, procurava um lugar adequado para praticar jogos de tabuleiro com os amigos: espaçoso e com mesas grandes. Em 2022, resolveu propor a atividade no equipamento municipal. Hoje, o evento reúne cerca de 90 pessoas no segundo sábado de cada mês, a partir das 10h.
História
Fundada em 1979, a biblioteca foi criada após reivindicação de moradores de Pinheiros por um espaço de leitura no bairro. Começou em um sobrado na rua Cardeal Arcoverde que se tornou pequeno para os 14 mil volumes acumulados até o final dos anos 1980.
Por conta disso, a Prefeitura de São Paulo inaugurou a nova sede em 1998, na rua Henrique Schaumann . O projeto foi assinado pelo arquiteto José Vilela, que se baseou no conceito de “a forma segue a função”, contemplando espaços para músicas e artes plásticas, por exemplo.
ONDE
Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima
Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, e aos sábados, 10h às 14h